Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe convite para festa em homenagem à Nossa Senhora do Trabalho

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 08.04.15: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na tarde de hoje (08), representantes da comissão organizadora da 61° Festa da  Nossa senhora do Trabalho, de Porto Alegre. Foto: Karine Viana/Palácio
Governador reuniu-se com o padre Alcides José Viergutz, da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, em Porto Alegre - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini ©

O governador José Ivo Sartori recebeu nesta terça-feira (8) convite para participar da 61ª Festa de Nossa Senhora do Trabalho, na capital. As comemorações - que fazem parte do calendário oficial de Porto Alegre - já começaram e no dia 1º de maio ocorrerá a procissão alusiva ao Dia do Trabalho, principal homenagem à padroeira dos trabalhadores. A partir do dia 21 de abril - prosseguindo até o dia 29 - serão realizadas missas diárias e, após, haverá quermesses no Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Av. Benno Mentz, 1560, Vila Ipiranga).

"Já estamos levando as bênçãos da Nossa Senhora do Trabalho para a população de Porto Alegre", disse o padre Alcides José Viergutz. Conforme o pároco da igreja, ele – e demais integrantes da comissão que organiza a festa em homenagem à Nossa Senhora do Trabalho – tem ido a diversos locais da cidade para abençoar as pessoas, "assim como recolher intenções e orar para que seus pedidos sejam atendidos". O padre já esteve no Brique da Redenção, na Esquina Democrática e nos próximos dias estará no Mercado Público (dia 14, às 14h), Banco de Olhos (dia 15, às 14h) e na empresa Nortran (dia 30, às 9h).

"Nossa intenção ao percorrer vários locais de Porto Alegre é permitir que a população possa pedir e agradecer pelos seus empregos e fontes de renda. Abençoamos as Carteiras de Trabalho, entre outros objetos, e recebermos pedidos dos fiéis para obterem uma colocação no mercado”. Segundo o padre, a primeira festa em honra à Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália, e a imagem da santa, abençoando um agricultor e um carpinteiro, foi idealizada por São Luiz Guanella, principal propagador da devoção à santa.

Diversas atividades estão previstas a partir do dia 21 de abril quando, às 20h, inicia-se a novena cujo encerramento será no dia 29. No dia 1º de maio, às 9h, haverá procissão e benção das Carteiras de Trabalho; às 10h, missa campal com o arcebispo Dom Jaime Spengler e, às 12h, almoço festivo – todas as atividades ocorrem na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho.

O governador José Ivo Sartori, ao receber o convite, elogiou a iniciativa do pároco José Viergutz. "Todos nós temos de cumprir o nosso papel", enfatizou. Participaram da audiência, o diretor-geral do DMLU, André Carús, e os integrantes da comissão organizadora da festa, Roberto Bellato, Patrícia Bellato e Fernando Marques.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul