Municípios de Mampituba e Herval têm situação de emergência homologada pelo Estado

Lavouras e pastagens são prejudicadas devido à estiagem em Herval, que também registra queimadas acidentais
Lavouras e pastagens são prejudicadas e queimadas acidentais ocorrem devido à estiagem em Herval - Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Herval

O governo do Estado homologou o decreto de situação de emergência (SE) de dois municípios nesta semana: Herval, na Região Sul, e Mampituba, no Litoral Norte.

Herval, que pertence a regional de Proteção e Defesa Civil de Pelotas, sofre com a estiagem e, conforme relatório feito pela prefeitura, 400 moradores já foram atingidos. Segundo o capitão Ricardo Mattei Santos, da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas (Daca), a Defesa Civil Estadual está providenciando cem caixas de água que deverão ser entregues o quanto antes para a cidade - a homologação da SE ocorreu nesta quarta-feira (8).

Na segunda-feira (6), Mampituba, que pertence a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Imbé, no Litoral, teve sua SE validada a nível estadual. O município sofreu com uma enxurrada, de mais de 180 milímetros, em 14 de fevereiro deste ano, quando mais de 1,6 mil pessoas foram atingidas.

Atualmente, 40 municípios gaúchos estão com Decreto de Situação de Emergência no Rio Grande do Sul. Destes, 39 tiveram a SE homologada pelo Governo do Estado.

Texto: Bruna Staub/Defesa Civil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação Social