Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador destaca importância das parcerias no ensino e na pesquisa

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 08.04.15: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participou, na manhã de hoje (08),  de um almoço com o Colegiado da Pontíficia  Universidade Católica (PUC-RS). Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
PUC RS - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini ©

O governador José Ivo Sartori fez visita institucional à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) nesta quarta-feira (8), a convite do reitor Joaquim Clotet. Após almoço com o corpo diretivo da instituição, Sartori visitou as dependências da Tecnopuc, setor que atua com tecnologia da informação e comunicação, energia e meio ambiente, ciências e indústria criativa.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, informou que por meio da Tecnopuc são gerados, em média, 6,3 mil postos de trabalho no estado. Atualmente, 124 organizações estão envolvidas, entre as quais 99 empresas, 10 entidades e 15 estruturas de pesquisa. "A integração entre universidades e iniciativa privada compreende mais de 500 bolsas de graduação e pós-graduação e 100 pesquisadores envolvidos em dez unidades acadêmicas", destacou Teixeira.

Para o governador, parcerias nas áreas técnica e científica são importantes e permitem mais qualificação, além da troca de conhecimento e experiência.  "Este é um exemplo do Rio Grande que dá certo. As organizações de ensino e pesquisa podem auxiliar na modernização do papel técnico do poder público", salientou Sartori.

O reitor reafirmou o papel comunitário da universidade, ao destacar que a PUCRS conta com 22 faculdades, que oferecem 53 opções de cursos de graduação, 24 de mestrado e 21 de doutorado. "Atendemos cerca de 30 mil alunos, incluindo o Campus, em Porto Alegre, e a unidade de Uruguaiana (RS). Também possuímos um Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza, no município de São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, e um Centro de Extensão Universitária, na capital", informou Clotet.

Também participaram da visita o vice-governador José Paulo Cairolli, os secretários estaduais Fábio Branco (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Cristiano Tatsch (Planejamento), o diretor-executivo do Cientec, Henrique Arlindo Schuster, o presidente da Fapergs,  Abílio Baeta Neves, e a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Arisa Araújo da Luz.

 

Texto: Gabriela Alcântara/GG
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul