Governo planeja retomar obras da ERS-118 sem interrupções

Duplicação da rodovia foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
Duplicação da rodovia foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa - Foto: Júlio Cunha Neto/Daer

Um dos maiores projetos rodoviários do Rio Grande do Sul deverá ser retomado ainda no primeiro semestre de 2015. A meta do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) quanto à duplicação da ERS-118 foi anunciada nesta terça-feira (7) durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa.

Promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da AL, a iniciativa teve a participação do diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, que respondeu aos questionamentos feitos por deputados estaduais e lideranças políticas, empresariais e comunitárias dos municípios atingidos pela duplicação da rodovia.

O dirigente estima que os serviços – suspensos desde outubro do ano passado – sejam reiniciados em poucos meses. "Estamos tomando pleno conhecimento dos problemas que envolvem a ERS-118 para formatar um relatório completo e assim garantir a liberação dos recursos", enfatizou Nuñez. O diretor-geral afirmou, ainda, que a preocupação do Daer é evitar novas paralisações dos trabalhos. "Queremos obter um aporte de recursos que nos permita executar a obra ininterruptamente e estabelecer um cronograma, pelo menos, até o fim do ano."

Um dos pontos mais debatidos durante a audiência pública foi a ocupação da faixa de domínio por moradores e comerciantes. Hoje, cerca de 200 famílias permanecem no trecho. Nuñez disse que o Daer está atento à situação, assim como às novas ocupações que vêm ocorrendo. "Já temos ações de reintegração de posse e acreditamos que a solução quanto aos casos mais recentes ocorrerá de forma rápida", salientou.

O diretor-geral da autarquia também comunicou a moradores de Esteio e Sapucaia do Sul que os alagamentos na Avenida da República serão tratados com prioridade. O Daer fará intervenções localizadas para solucionar o problema mais crítico da obra. “Com isso, impediremos que o bueiro represe a água que vem de Sapucaia e, da mesma forma, deixaremos o escoamento seguir seu fluxo natural”, explicou.

A duplicação da ERS-118 abrange 22 quilômetros entre os municípios de Sapucaia do Sul a Gravataí, passando, ainda, por Esteio e Cachoeirinha. O projeto foi lançado em 1996, mas as obras tiveram início 10 anos depois. A duplicação está dividida em três lotes – sob responsabilidade das empresas Triunfo, Sultepa e Conterra.

Texto: Júlio Cunha Neto/Daer
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação