Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori e embaixador celebram amizade entre Japão e o RS

Publicação:

Visita do embaixador do Japão ao Piratini
Diplomata Kunio Umeda veio ao Estado para as comemorações dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil e dos 35 anos de Irmandade entre - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini ©

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta terça-feira (7), no Palácio Piratini, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, acompanhado da embaixatriz, Keiko Umeda. Além da visita oficial ao chefe do Executivo gaúcho, o diplomata está no Estado para participar da celebração 120 Anos de Amizade Japão-Brasil e dos 35 anos de Irmandade entre Shiga e Rio Grande do Sul. A secretária Extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou da audiência. 

Para Sartori, a consolidação de parcerias com um país amigo como o Japão é uma ação importante da política externa do Estado. "Estamos abertos para ampliar relações e construir programas de cooperação em áreas de interesse, como é o caso da cultura. Queremos também, incentivar investimentos", disse. 

O governador destacou o processo de aproximação maior e diálogo com o Japão.  "São muitas as parcerias que podem ser desenvolvidas" enfatizou. Sartoria destacou evento de aproximação entre o Brasil e o Japão, promovido na FIESP, no final de 2014 em São Paulo, do qual participou como governador eleito convidado. Na ocasião, ele manifestou interesse de intensificar relações bilaterais com aquele país. 

Para isso, um encontro empresarial, coordenado pelo secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, está previsto na agenda oficial reunindo 21 empresários japoneses e brasileiros, no Salão dos Banquetes para uma rodada de negócios, com destaque para os setores naval, tecnologia, e energias renováveis.

 

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul