Jacini visita o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre

monitoramento de segurança
Secretário destaca importância do monitoramento com câmeras para segurança do cidadão - Foto: Divulgação SSP

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, visitou nesta terça-feira (7), o Centro Integrado de Comando do Município de Porto Alegre (CEIC), ele foi acompanhado do diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP (DCCI), o tenente-coronel Júlio César Rocha Lopes para conhecer a estrutura do centro municipal de monitoramento. Criado em 2012, o CEIC tem a missão de monitorar a cidade de forma integrada aos serviços públicos, visando à proteção do cidadão.

A tecnologia empregada envolve o videowall de 16 metros de comprimento por 3 metros de altura, com 39 telas de 55 polegadas, um equipamento de alta resolução, com tecnologia alemã. A sala de controle tem 24 posições de trabalho, com 48 monitores que podem reproduzir e controlar quaisquer imagens do videowall e dos sistemas de tecnologia da informação da prefeitura. A qualidade das imagens, em alta resolução, é garantida pelos mais de 1 mil quilômetros de fibra óptica distribuídas pela cidade.

De acordo com o coordenador do CEIC, Airton Costa no final do ano, um sistema de comunicação digitalizada, que se encontra em assinatura de contrato, vai oferecer rádios portáteis móveis e fixos para cobrir toda a cidade. "O município tem um papel importante na segurança pública, o centro integrado é um leque de proteção, a situação do município influencia na segurança do estado, é um visualizador da cidade", afirmou.

Mais de 1 mil câmeras, que funcionam de forma on line estão espalhadas em espaços públicos. Outras 1.532 foram colocadas nos ônibus da empresa de transporte público Carris, onde há uma central de monitoramento das imagens. As imagens captadas pelas câmeras dentro dos ônibus são armazenadas em cartões de memória e descarregadas na central de monitoramento da empresa. O CEIC integra diversos órgãos municipais, além dos parceiros dos demais poderes que utilizam as instalações quando necessário para eventos e ocorrências. Entre eles, EPTC, SMS/SAMU, Procempa, DMLU, Gadec, Demhab, GCS, DEP, DMAE, Carris, SMAN, SMED, SMSEG, FASC, entre outros.

Após conhecer de perto o sistema de monitoramento do município, o secretário falou sobre a importância do monitoramento com câmeras e do uso de tecnologias para garantir a segurança dos cidadãos. "Essa importantíssima ferramenta é essencial para segurança, a SSP é parceira nessa integração e nós todos temos que procurar, sempre, melhorar a prestação de serviço à sociedade”, ressaltou Jacini.

Texto: Cristiane Viegas/SSP
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação