Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde faz audiências em caminhadas para estimular atividade física

Publicação:

Dia Mundial de Atividade Física
Mudança de rotina de trabalho para a orla do Guaíba marcou o Dia Mundial de Atividade Física - Foto: Divulgação/SES

Com o objetivo de incentivar a população a incorporar execícios físicos no seu dia a dia, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, transferiu seu gabinete, nesta segunda-feira (6), para a orla do Guaíba, onde recebeu autoridades e realizou audiências durante caminhadas. No local, foi instalado um estande do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), com material educativo sobre o tema. As ações foram alusivas ao Dia Mundial da Atividade Física.

"Foi uma experiência muito positiva, que temos que repetir mais vezes. É muito importante chamarmos a atenção para a prevenção, e não focar o trabalho só no enfrentamento a doenças já estabelecidas", avaliou o secretário. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,2 milhões de mortes por ano são causadas por enfermidades crônicas não transmissíveis, que são agravadas pela falta de atividades físicas regulares.

Estímulo - Um dos objetivos do Dia Mundial da Atividade Física é estimular a inclusão de exercícios na rotina da população. Mesmo ações simples, como limpar o carro, ir a pé ao supermercado e passear com animais de estimação, são benéficas. O nível de atividades físicas praticadas por adultos pode ser avaliado em quatro domínios: no tempo livre (como lazer), no trabalho, no deslocamento e no âmbito dos serviços domésticas.

Uma pesquisa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, realizada em 2012 em todas as capitais brasileiras, por telefone, indica que a frequência de adultos que praticam o nível recomendado de atividade física no deslocamento para o trabalho ou para a escola, que seria de 30 minutos de caminhada ou de bicicleta, é de apenas 11,7% em Porto Alegre. O índica fica abaixo da média nacional, de 14,2%.

A mesma pesquisa aponta que 37% dos adultos que vivem na Capital do RS praticam os 150 minutos de atividades físicas leves ou moderadas ou 75 minutos de execícios de intensidade vigorosa recomendados para o tempo livre, semanalmente – no Brasil,  o índice fica em 33,5%.

Outro indicador levantado foi o de adultos classificados em inatividade física, que caracteriza os indivíduos que não se exercitaram no seu tempo livre nos últimos três meses e não realizam esforços intensos no trabalho, no deslocamento ou em afazeres domésticos. Em Porto Alegre, 14,5% da população adulta foi classificada nesta condição, enquanto no Brasil o indicador mediu 14,9% dos adultos.

Audiências - Para o secretário Gabbardo, a comunicação direta com a população em eventos como o realizado nesta segunda-feira pode estimular a mudança de hábitos em relação a atividades físicas, como também em relação à alimentação saudável e ao controle do tabagismo e do alcoolismo.

Após receber representantes de entidades da área de saúde e o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, pela manhã, Gabbardo realizou audiências com deputados estaduais e recebeu a imprensa, à tarde. O deputado Jorge Pozzobom nunca havia participado de uma reunião em movimento. “É a primeira vez, também, que faço uma caminhada na orla do Guaíba. Foi muito interessante poder despachar com o secretário a respeito de temas importantes para a Saúde do Estado e ao mesmo tempo participar de uma atividade física ao ar livre. Saúde é a palavra mais importante, espero que essa experiência inovadora tenha continuidade”, disse o parlamentar.

Já o deputado Frederico Antunes cumprimentou a esquipe da SES pela iniciativa: “É importante dedicar um dia para divulgar a prática regular de exercícios, capaz de prevenir muitas doenças”, afirmou.

Texto: Assessoria de Comunicação Social/SES

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul