Gravataí ganha segunda equipe da Balada Segura

Gravataí ganha segunda equipe da Balada Segura
Ação do Detran/RS foi apresentada na Associação Comercial - Foto: Divulgação/ Detran

Nesta quinta-feira (02), véspera do feriadão de Páscoa, a Balada Segura ganhou reforços no município de Gravataí. Em evento na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (ACIGRA), foram empossados os 35 novos guardas municipais que formarão uma segunda equipe para realizar as blitze contra a alcoolemia.

O prefeito Marco Alba também assinou a portaria de nomeação dos membros do Comitê Municipal da Balada Segura, que envolve a comunidade na construção e desenvolvimento de ações de prevenção. O município recebeu tenda, balão, mesa, cadeira e inversor de tensão do Detran/RS para a realização de blitze simultâneas da Balada Segura.

O diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mario Szinvelski, reforçou o compromisso da autarquia com a Balada Segura e enfatizou o papel dos guardas municipais, não somente na autuação, mas também na orientação dos usuários, e como mensageiro das demandas da sociedade sobre os problemas do trânsito para o poder público. Sobre o comitê, Szinvelski lembrou a importância do envolvimento de todos. "A Balada Segura é um projeto que não é só do Detran/RS. É também dos municípios e da comunidade. Segurança no trânsito só se faz com responsabilidade compartilhada".

Redução da acidentalidade
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, apresentou os números da Balada Segura em Gravataí e os resultados alcançados com as políticas de trânsito adotadas no município. Desde dezembro do ano passado, foram abordados 405 veículos e registradas 123 autuações nas blitze da Balada Segura, sendo 32 por embriaguez. "Isso representa 9% dos abordados sob o efeito de álcool. Os outros 91% estavam sem problema nenhum, o que é um bom sinal".

As estatísticas apresentadas pelo secretário apontam que as políticas implantadas ajudaram a reduzir em 25% o número de vítimas no trânsito de 2013 para 2014 (58 para 42). Segundo dados do Detran/RS, essa foi a maior redução em municípios com frota maior que 100 mil veículos.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/ Assessoria Comunicação - Detran/RS
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação