Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde promove caminhadas no Dia Mundial da Atividade Física

Publicação:

Para marcar o Dia Mundial da Atividade Física, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizará na segunda-feira (6) caminhadas e ações de promoção de saúde, na orla do Guaíba, em Porto Alegre. O gabinete do secretário João Gabbardo dos Reis será transferido para uma área junto ao estacionamento da Usina do Gasômetro. O local será o ponto de partida das caminhadas que ocorrerão entre 9h e 17h, coordenadas pelo secretário Gabbardo, esportista e incentivador de hábitos saudáveis. Durante as atividades, o secretário receberá representantes de entidades ligadas à saúde, esporte e imprensa, para divulgar os benefícios do exercício físico.

Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2011, mostra que 3,2 milhões de mortes por ano são causadas por enfermidades crônicas não transmissíveis, agravadas pela falta de atividades físicas regulares. Hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares são alguns exemplos.

Além de reduzir ou adiar o aparecimento dessas doenças, a prática regular de atividade física apresenta vantagens: ajuda na produção de cálcio, fortalecendo ossos e músculos; no combate à osteoporose (perda de massa óssea); aumenta a qualidade do sono e da mente; e melhora o sistema cardiorrespiratório.

Um dos objetivos do Dia Mundial da Atividade Física é estimular as pessoas a realizar ao menos 30 minutos de exercícios por dia, cinco vezes por semana. Correr, caminhar, pedalar, nadar e dançar são alguns dos exercícios físicos mais comuns. Contudo, atividades cotidianas como subir escadas, descer do ônibus um pouco antes, passear com animais de estimação, cuidar do jardim e lavar o carro, por exemplo, também se caracterizam como atividades físicas e promovem benefícios, quando adotadas frequentemente.

Serviço:

O que: Ações alusivas ao Dia Mundial da Atividade Física, incluindo caminhadas pela orla do Guaíba, coordenadas pelo secretário da Saúde, João Gabbardo.

Quando: segunda-feira (6 de abril), das 9h às 17h

Onde: Estacionamento da Usina do Gasômetro

Mais informações: Assessoria de Comunicação da SES/RS

Fones: (51) 3288-5823/5822/7937- Telefone de plantão- (51) 8501 6855

 

Texto: Assessoria de Comunicação Social/ SES
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul