Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado sedia evento inédito na América Latina sobre Engenharia do Vento

Publicação:

Congresso sobre Engenharia  do Vento
Governador foi convidado pelos organizadores para o 14º Congresso Internacional de Engenharia do Vento, que ocorre em Porto - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini ©

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quarta-feira (1º), no Palácio Piratini, os responsáveis pela 14ª edição do Congresso Internacional de Engenharia do Vento. Trata-se de um fórum de discussões e resoluções de problemas relacionados à interação do vento com o ser humano e o meio ambiente. Será realizado de 21 a 26 de junho, no Cento de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

“Além de fomentar o turismo no Estado, o congresso traz junto o conhecimento”, destacou o governador. Sartori lembrou também da agenda positiva em que o evento está inserido. São esperados 500 conferencistas de 33 países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Japão, Inglaterra e Alemanha.

O congresso ocorre a cada quatro anos e aborda diversos tópicos referentes à ação e aos efeitos do vento, como meteorologia, túneis de vento, energia eólica, erosão eólica, dispersão atmosférica, aerodinâmica de veículos, planejamento urbano, simulação computacional, conforto e segurança de pedestres.

O diretor do Laboratório de Aerodinâmica das Construções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente do comitê organizador do evento, Acir Mércio Loredo Souza, salientou a bagagem de conhecimento da UFRGS, responsável por estudos técnicos a diversas estruturas, como para a construção da Arena do Grêmio e a reforma do estádio Beira-Rio. Segundo ele, o grau de excelência da Universidade foi um dos fatores determinantes para que o congresso seja realizado pela primeira vez na América Latina - e particularmente no Rio Grande do Sul. 

Texto: Anamaria Bessil

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul