Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum de Educação tem mesa de debate sobre colaboração entre esferas

Publicação:

educação
Secretário pediu apoio dos municípios - Foto: Evandro Oliveira / Seduc

Com o tema 'Regime de colaboração - Equilíbrio de responsabilidades entre os entes', uma mesa de debate foi formada no 26º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do RS, nessa terça-feira (31).

O secretário Vieira da Cunha representou o Estado e conversou sobre colaboração que deve haver entre os governos federal, estaduais e municipais com o presidente recém-empossado da União dos Dirigentes Municipais de Educação, secretário de Rio Grande, André Lemes da Silva, e com a professora e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Mariza Abreu. A mesa de debate teve a mediação da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEEd), Cecília Farias.

Em uma breve palestra, Mariza, que foi secretária estadual da Educação entre os anos de 2006 e 2009, falou sobre a dificuldade atual de definir as responsabilidades da União, do Estado e dos municípios. Ela também criticou a disputa por recursos federais e salientou que falta uma coordenação de cooperação entre as três esferas.  

Em sua fala, o secretário Vieira da Cunha ressaltou que, para os pais dos alunos, não importa a qual governo a escola pertence, mas sim se ela oferece uma Educação de qualidade. Ao público formado por secretários municipais, Vieira disse: "Jamais nos verão como competidores, mas como parceiros". Após ouvir relatos da situação de convênios entre o Estado e municípios no transporte escolar, Vieira se comprometeu em conversar com a Undime e a Famurs para tentar solucionar as questões de recursos insuficientes para manter o serviço.

O secretário ainda pediu apoio dos municípios para que eles se dediquem aos Planos Municipais de Educação, que devem ser finalizados até 24 de junho. "O Rio Grande do Sul sempre foi referência positiva em termos educacionais. Mas há um bom tempo, não ouvimos mais o Estado ser citado como referência. Agora, temos tudo para recuperar um patamar de credibilidade. Só a nossa aliança (municípios e Estado) que vai superar os desafios e nos fazer voltar a ter orgulho", disse Vieira.


Texto: Letícia Costa/Seduc
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul