Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Liberadas cotas para o programa de sementes forrageiras de inverno

Publicação:

Anúncio foi feito pelo secretário Tarcísio Minetto durante assembleia da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag)
Anúncio foi feito pelo secretário Tarcísio Minetto durante assembleia da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) - Foto: Itamar Pelizzaro

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, anunciou nesta terça-feira (31) que o Estado autorizou a execução das cotas de orçamento para o programa de sementes forrageiras de inverno - Programa Leite Gaúcho. Esta etapa do programa disponibiliza linha de crédito via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) para financiar mais de 16 mil agricultores familiares gaúchos, de cerca de 100 municípios, para aquisição de sementes de aveia, azevém, trigo duplo propósito, ervilhaca e trevo.

O objetivo da iniciativa é propiciar aumento de produção e produtividade e melhorar a qualidade do leite e dos rebanhos de corte nos estabelecimentos de base familiar. A demanda pelo financiamento é da ordem de R$ 3,2 milhões. "A liberação vai contribuir para a formação de pastagens e ajudar os agricultores e pecuaristas familiares a enfrentarem este momento de crise pelo qual passa o setor do leite", disse Minetto.

O anúncio foi feito por Minetto durante assembleia geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), em Porto Alegre. O secretário explicou que, a partir da liberação das cotas do orçamento, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) fará os ajustes internos necessários para executar o programa. Na visita à Fetag, Minetto recebeu pedido de apoio para a prorrogação do prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Texto: Itamar Pelizzaro
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul