Coredes apresentam em Santa Maria contribuições para o Plano Plurianual

No terceiro Fórum Regional do Plano Plurianual, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Alto Jacuí, Central, Jacuí Centro e Vale do Jaguari entregaram à Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) os objetivos da região para os próximos quatro anos.

O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (31) em Santa Maria, durante a Caravana da Transparência, iniciativa do governo do Estado que está percorrendo as regiões do Rio Grande do Sul para mostrar a real situação financeira das contas públicas e discutir as prioridades de investimento para 2016 a 2019.

A Seplan explicou a metodologia de construção do Plano Plurianual (PPA), o mapa estratégico do governo e como as regiões funcionais participarão do processo, além do cronograma de elaboração do plano.

A partir de discussões sobre a visão de futuro, os Coredes da Região Funcional 8 definiram como prioridade no Eixo Social fortalecer o atendimento de média e alta complexidades nos hospitais de referência locais e garantir o pleno funcionamento do Hospital Regional de Santa Maria. Além disso, desenvolver e qualificar o ensino profissionalizante, ampliar equipamentos e efetivos das forças policiais da região e incentivar o trabalho conjunto entre elas. No Eixo Econômico, a região priorizou fortalecer a produção com ênfase na diversificação, por meio de arranjos produtivos locais, fomento a novas alternativas de produção, disseminação de novas tecnologias e políticas de agregação de valor para as cadeias de leite, arroz, soja, milho e pecuária.

Os objetivos destes Coredes se somarão aos objetivos que estão sendo definidos nas outras oito regiões do Estado e servirão de subsídios para a elaboração do Plano Plurianual, que vai conter os programas e ações do governo para os próximos quatro anos.

"Os encontros servem para que a sociedade conheça a situação financeira difícil do Estado e valorize o papel dos Coredes, porque cada centavo a ser gasto nos próximos quatro anos deve ter a melhor destinação possível", afirmou o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, que acompanhou os fóruns realizados em Passo Fundo, na noite de segunda-feira (30), e em Ijuí, na manhã desta terça-feira (31).

O secretário destacou também o papel dos Coredes na construção do PPA: "Não por acaso os Coredes se organizam nas universidades. Eles conseguem encabeçar as demandas da sociedade, do setor público, do setor produtivo privado e demais setores organizados".

Os próximos fóruns regionais estão agendados para segunda-feira (6), em Novo Hamburgo, às 13h30min, e em Osório, às 19h30. Até 16 de abril, o governo irá visitar as nove regiões funcionais do Estado.

O que é o Plano Plurianual

O Plano Plurianual é elaborado no primeiro ano de governo e planejado para os quatro anos seguintes. É organizado com programas que contemplam todas as ações a serem desenvolvidas pelo Estado no período. Sua formulação é coordenada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan). O PPA para 2016 a 2019 deve ser protocolado pelo Executivo na Assembleia Legislativa em 1º de agosto.

Texto: Fabíola Bach/Ascom-Seplan

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação