Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empossado o novo presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia

Publicação:

Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco saudou o novo presidente, Daiçon Maciel da Silva, e destacou o trabalho da diretoria anterior, liderada por Luiz Antônio Antoniazzi
Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco saudou o novo presidente, Daiçon Maciel da Silva, e - Foto: Divulgação/SDECT

"Inovar e fazer mais do melhor na área da tecnologia é um fator muito importante para vencer a crise", apontou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, ao dar posse nesta terça-feira (31) ao novo presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Daiçon Maciel da Silva. No ato, ocorrido no Memorial da Cientec, com a participação de mais de 150 servidores e convidados, Branco ainda lembrou que é preciso "atentar para um jeito novo de fazer o que já vinha sendo feito, porém com melhor produtividade, qualidade e rendimento".

Ao saudar o novo presidente da Cientec e destacar o trabalho executado pela diretoria anterior, liderada por Luiz Antônio Antoniazzi, o secretário reafirmou a meta de construir um desenvolvimento sustentável, recuperar a capacidade de investimentos e apoiar o capital humano que atua na Fundação, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). 

Ao assumir a função, Daiçon Maciel da Silva, engenheiro e funcionário de carreira da Fundação, lembrou sua trajetória de 41 anos na instituição. "Entrei como aluno assistente em 10 de maio de 1970, quando estudante do quarto ano de Engenharia Civil da PUCRS".

Ao apontar as linhas de atuação da Cientec, consolidadas em reuniões com o secretário Fábio Branco, sublinhou "que a Fundação não poderá fazer pouco, mas fazer tudo, considerando a diversidade das áreas de atuação". Ao apontar que é necessário começar um novo ciclo, Silva adiantou que dará prioridade à qualificação do quadro funcional e aos investimentos em laboratórios, equipamentos e instalações. 

Após transmitir a função de presidente, Luiz Antônio Antoniazzi saudou a equipe de servidores e destacou o acervo dos serviços tecnológicos da Cientec, os investimentos na aquisição de equipamentos e a contratação de 65 novos funcionários. O ato de posse contou com as presenças dos secretários de Cultura, Vitor Hugo Alves da Silva, de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, ex-presidentes e o diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser.

Trajetória - Daiçon Maciel da Silva é engenheiro civil, formado na PUCRS, com mestrado em Estruturas pela UFRGS. Foi pesquisador da Cientec de 1971 até 2011 e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniritter de 1979 a 2007. Atuou como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) – Região Sul em 2014/2015. Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Santo Antonio da Patrulha por dois mandatos (de 2001 a 2006, e reeleito para 2007-2012), tendo exercido ainda a presidência da Associação de Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Grampal) em 2009-2010. 

Soluções tecnológicas - A Cientec tem a missão de produzir soluções tecnológicas para o desenvolvimento da sociedade e atua nas áreas de química, geotecnia, alimentos, meio ambiente, tecnologia metal-mecânica, engenharia de processos, engenharia de edificações, materiais de construção civil, engenharia eletroeletrônica, incubadoras e extensão tecnológica e informação tecnológica.

Dispõe de duas incubadoras - ITCientec - criadas em 1999 para acolher empresas de base tecnológica, formada por profissionais jovens, na sua maioria egressos de cursos de pós-graduação da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Conta com duas unidades, uma em Porto Alegre, no campus central, e a outra no seu campus avançado no município de Cachoeirinha. As empresas incubadas ocupam módulos individualizados e compartilham sala de reuniões, oficinas de modelos, área de convívio e auditório. 

Texto: Imprensa/SDECT
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul