Objetivos estratégicos da Região Noroeste são apresentados em Ijuí

Caravana da Transparência em Ijuí
Fortalecimento das cadeias de leite, alimentos, águas minerais e de serviços industriais está entre as prioridades - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Celeiro apresentaram, na manhã desta terça-feira (31), seus objetivos regionais para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. A estratégia e a visão de futuro dos 46 municípios que compõem a Região Funcional 7 foram tema do encontro ocorrido em Ijuí, durante a visita da Caravana da Transparência, iniciativa do governo do Estado para mostrar às regiões a situação das finanças públicas e as medidas que estão sendo tomadas, e discutir com as comunidades a construção do PPA.

A Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) explicou a metodologia de elaboração do PPA, o mapa estratégico do governo e como as regiões funcionais participarão do processo, além do cronograma de formulação  do plano.

O representante da Região Funcional 7, Sérgio Luis Allebrandt, detalhou as contribuições dos Coredes da região ao PPA. No Eixo Econômico, uma das prioridades é o fortalecimento das cadeias do leite/laticínios, de alimentos, de águas minerais, e de serviços industriais de energia, metalmecânica, setor moveleiro e de confecções. Os municípios também sugerem a implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos, consolidando a atuação de incubadoras e dos Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação da região.

No eixo Social, uma das propostas é a ampliação dos investimentos em infraestrutura e pessoal da educação básica, técnico-profissional e superior, e na ciência e tecnologia, qualificando os programas.

As sugestões serão incluídas no Plano Plurianual, que é a base para a definição dos programas e ações do governo em quatro anos. O PPA deve ser protocolado na Assembleia Legislativa em 1º de agosto.

O próximo fórum regional está agendado para esta terça-feira (31), em Santa Maria, às 16h. Até 16 de abril, o governo irá visitar as nove regiões funcionais do Estado.

O que é o Plano Plurianual

O Plano Plurianual é elaborado no primeiro ano de governo e planejado para os quatro anos seguintes. É organizado com base em programas que contemplam todas as ações a serem desenvolvidas pelo Estado no período. A preparação  é coordenada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan).

Texto: Fabíola Villar/Ascom-Seplan

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação