Região Norte do Estado apresenta objetivos estratégicos para o Plano Plurianual

Plano Plurianual
Prioridades da região, propostas para serem incluídas nos programas de governo para os próximos quatro anos, foram apresentadas - Foto: Karine Viana

Fortalecer a agricultura familiar, o cooperativismo e o agronegócio, e conquistar um novo patamar de qualidade educacional, gerando oportunidades para todos, estão entre os objetivos estratégicos propostos por municípios do Norte do Estado, como contribuição ao Plano Plurianual 2016-2019.

As prioridades foram apresentadas aos secretários do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, e da Fazenda, Giovani  Feltes, na noite desta segunda-feira (30), pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Médio Alto Uruguai,  Nordeste, Norte, Produção, Alto da Serra e Rio da Várzea, que representam 130 municípios.

O encontro ocorreu em Passo Fundo, durante a primeira reunião da Caravana da Transparência, uma iniciativa do governo do Estado que vai mostrar às regiões a situação das finanças públicas do Rio Grande do Sul e as medidas para o enfrentamento da crise, e também debater a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos.

A Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional explicou a metodologia de construção do PPA, o mapa estratégico do governo e como as regiões funcionais participarão do processo, além do cronograma de elaboração do plano, que deve ser protocolado na Assembleia Legislativa em 1º de agosto.

A partir de discussões sobre a visão de futuro, os Coredes da Região Funcional 9 definiram fortalecer o sistema multimodal de transporte de pessoas e cargas, e ampliar e garantir a qualificação dos serviços de esgoto e de resíduos sólidos. As sugestões irão compor o Plano, que é a base para a definição dos programas e ações do governo.

Os próximos fóruns regionais acontecem nesta terça-feira (31) em Ijuí, às 9h, e em Santa Maria, às 16h. Até 16 de abril, o governo irá visitar as nove regiões funcionais do Estado.

O que é o Plano Plurianual

O Plano Plurianual é elaborado no primeiro ano de governo e planejado para os quatro anos seguintes. É organizado por meio de programas que contemplam todas as ações a serem desenvolvidas pelo Estado no período. Sua elaboração é coordenada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan).

Texto: Fabíola Villar/Ascom-Seplan

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação