Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori articula medidas com Temer para amenizar crise financeira do Estado

Publicação:

Governador com Michel Temer
Vice-presidente da República, Michel Temer, veio a Porto Alegre para participar de seminário sobre Reforma Política na - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini ©

O governador José Ivo Sartori entregou ao vice-presidente da República, Michel Temer, nesta segunda-feira (30), um documento contendo demandas urgentes para o Rio Grande do Sul. A entrega foi feita no Palácio Piratini, onde Temer foi recebido para almoço, depois de participar de seminário sobre Reforma Política na Assembleia Legislativa.

Na lista de prioridades apontadas por Sartori, estão a necessidade de regulamentação da dívida dos estados com a União; o pagamento com regularidade ao Estado, pelo governo federal, dos recursos da Lei Kandir (compensações pela desoneração fiscal em exportações); e o repasse, em dia, do Fundo para Exportação.

No caso específico do Fundo, os valores deveriam ter sido transferidos até o final do mês de janeiro, o que não ocorreu. Eles correspondem a R$ 150 milhões, dos quais cabe descontar 25%, que equivalem aos repasse destinados aos municípios.

O governador reafirmou que sua orientação à equipe de governo é trabalhar ao máximo para manter as contas públicas em dia. “Queremos assegurar os atendimentos prioritários e, principalmente, os salários dos servidores. As demandas apresentadas ao vice-presidente são imprescindíveis para o cumprimento das obrigações do Estado”, afirmou Sartori.

No encontro com Temer, o governador reiterou a gravidade da crise financeira que compromete as contas públicas do Rio Grande do Sul e pediu atenção especial da União. Segundo Sartori, as soluções para a dificuldade estrutural do Estado não podem ocorrer sem a parceria do governo federal.

Texto: Gabriela Alcântara

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul