Vice-governador fala sobre os desafios do RS para empresários da construção civil

Reunião almoço SINDUSCON
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 30.03.15: Reunião almoço SINDUSCON com a presença do vice-Governador José Paulo Cairoli. Foto:Daniela - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini ©

O vice-governador José Paulo Cairoli falou sobre os desafios do Rio Grande do Sul para empresários da construção civil na primeira reunião-almoço de 2015 do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RS). O encontro ocorreu nesta segunda-feira (30), na sede da entidade, em Porto Alegre, e contou com a participação da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, do diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Presser, e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller.

José Paulo Cairoli discorreu sobre a atual situação financeira do Rio Grande do Sul e as ações realizadas pela nova gestão em 90 dias de governo. “Queremos que a sociedade conheça os números reais. Em 44 anos, tivemos apenas sete em que o Rio Grande gastou menos do que arrecadou. Dentro desse cenário, nossa missão é reestruturar o Estado”, explicou.

O vice-governador citou como desafios a serem enfrentados pelo governo do Estado a renegociação da dívida com a União, o déficit na previdência e o crescimento da despesa. “Hoje, temos um rombo de R$ 5,4 bilhões, o que equivale a três folhas de pagamento do funcionalismo”, alertou. O presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Antunes Sessegolo, afirmou que “o Rio Grande do Sul tem um grande desafio pela frente e nós, empresários, estamos junto com o Estado”.

Cairoli encerrou a palestra relatando o que tem sido feito pelo governo para colocar as contas do Estado em dia – reorganizar os pagamentos, reduzir o número de cargos em comissão e o de secretarias, limitar a cedência de servidores, revisar contratos, programas e projetos e suspender os investimentos em publicidade. O vice-governador também salientou que a meta do governo é criar um novo ciclo de desenvolvimento e de qualidade de vida no Rio Grande do Sul.

Texto: Silvia Lago
Edição Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação