Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador e secretários participam de congresso e rodeio no Parque da Harmonia

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 28.03.15: Acompanhado dos secretários de Tursmo, Jovir Costella, e de Agricultura, Ernani Polo, governador José Ivo Sartori participou, na tarde deste sábado (28), do 14º Rodeio de Porto Alegre e 1º Congresso Brasileiro de Laço e
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 28.03.15: Acompanhado dos secretários de Turismo, Juvir Costella, e de Agricultura, Ernani Polo, - Foto: Karine Viana

O governador José Ivo Sartori participou, na tarde deste sábado (28), do 1º Congresso Brasileiro de Laço e Bem-Estar Animal de Rodeio e visitou o 14º Rodeio de Porto Alegre, eventos integrados às comemorações dos 234 anos da cidade. Na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, na capital, o governador saudou o público do encontro, formado por veterinários, técnicos e criadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  

"Propiciar debate, conhecimento, formação e preparo para buscar a melhor sanidade e bom trato dos animais é uma atividade que me surpreende pela dedicação, e é importante ela que se faça", afirmou Sartori ao parabenizar os organizadores - a Federação Gaúcha do Laço e o Sindicato Rural de Porto Alegre - pela iniciativa. O governador elogiou os dois eventos por aproximarem pessoas do lazer, da amizade, convivência e manutenção da tradição e do folclore.

No 1º Congresso, o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, garantiu a parceria do governo do Estado para o avanço das pautas e dos desafios do setor. No mesmo sentido, o secretário do Turismo Esporte e Lazer, Juvir Costella, recordou que, por meio do programa Pró-Esporte, o Estado destinará R$ 800 mil em 2015 para a realização do Campeonato Gaúcho de Laço. 

O presidente da Federação do Laço do RS, Cleber Vieira, agradeceu ao governador e frisou que o congresso busca esclarecer sobre o “mito que ronda as provas esportivas de rodeio de que os animais sofrem de maus-tratos”. Todos, disse, são acompanhados por veterinários, têm ração balanceada, são lavados com xampu e dormem em cocheiras climatizadas.

No parque, governador e secretários visitaram as instalações do 14º Rodeio, cuja programação se encerra neste domingo, com cerca de 2 mil competidores e visitação de mais de 200 mil pessoas, conforme a Federação. Conversaram com os expositores e participantes, e Sartori também falou com criadores no pavilhão de ovinos da Farsul.

Texto: Heron Vidal
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul