Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Justiça e Brigada Militar se reúnem para otimizar a Patrulha Maria da Penha

Publicação:

De janeiro a março deste ano foram atendidas 2.164 mulheres pelo programa que fiscaliza o cumprimento de medidas de projeção
De janeiro a março deste ano foram atendidas 2.164 mulheres pelo programa que fiscaliza o cumprimento de medidas de projeção - Foto: Divulgação/SJDH

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, reuniu-se com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, no Quartel General da BM, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (27). O objetivo da visita foi o estabelecimento de uma maior aproximação entre os órgãos de governo buscando otimizar os serviços prestados pela Patrulha Maria da Penha.

Faccioli destacou a importância em fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência envolvendo todas as instâncias governamentais.

Participaram da audiência, o chefe de Gabinete da SJDH, TC Eduardo Biacchi, a diretora do Departamento de Justiça, TC Nadia Gerhard e a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres, Salma Farias Valencio.

Patrulha Maria da Penha - Iniciativa criada pelo governo do Rio Grande do Sul e pioneira no país, a Patrulha Maria da Penha, que fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas expedidas pelo Judiciário, completa três anos em outubro próximo.

Desde o início da ação, nenhuma das 10.732 mulheres atendidas pelo projeto foi vítima de feminicídio por parte de seus agressores. As vítimas fatais não eram acompanhadas pela Patrulha – seja porque residiam em localidades onde o serviço ainda não foi implantado ou porque não chegaram a denunciar o agressor.

De acordo com a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Najara Santos da Silva, de janeiro a março deste ano foram atendidas 2.164 mulheres. 

Texto: Assessoria de Imprensa/SJDH
Edição: Redação Palácio Piratini

Portal do Estado do Rio Grande do Sul