Fundação Piratini celebra aniversário da TVE e FM Cultura

Aniversário da TVE e FM Cultura
Governador José Ivo Sartori durante a solenidade, ao lado do secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú (à esquerda), e da - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori participou, nesta sexta-feira (29), das comemorações dos 41 anos da TVE e 26 anos da FM Cultura 107.7. Recebido pela presidente da Fundação Cultural Piratini, jornalista Isara Marques, Sartori acompanhou a festividade no estúdio da TVE, onde estiveram comunicadores, jornalistas, radialistas, sindicalistas, autoridades, funcionários e convidados.

Foi destacado pelo governador o papel institucional da TVE e da FM Cultura, que é levar para a população uma comunicação pública de qualidade, sem partidarismo, ideologias ou interesse comercial, mas focada na pluralidade e na diversidade social.

“Quis estar aqui para reafirmar o papel da Fundação, que é promover e retratar a pluralidade da sociedade gaúcha, buscando interiorizar sua programação, através de parcerias e com sustentabilidade. É uma instituição que exerce um papel público de primeira grandeza,” enfatizou.

De acordo com o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, a emissora tem a função de promover a integração e a inclusão cultural. “A TVE deve fazer com que as comunidades do Estado se enxerguem, se identifiquem através de uma comunicação prática, direta e de serviços”, afirmou. O secretário falou também sobre a renovação e readequação da programação às novas plataformas digitais e à função multimídia. “A TVE está se preparando para esta nova fase com talento e profissionalismo”, disse. A partir de maio, a emissora pretende recompor a grade de programação.

Segundo Isara Marques, o valor da Fundação está no seu quadro funcional. Nesse sentido, quatro funcionários com mais de 35 anos de prestação de serviços foram homenageados com uma placa marcando a distinção.

Audiência - Dados divulgados pela emissora apontam que a TVE é o segundo canal de maior alcance no Estado, com 7,5 milhões de telespectadores. Abrange 70 cidades gaúchas, com 38 retransmissoras e apresenta 80 horas de programação local.

O evento contou com um breve concerto da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, sob a regência do maestro Antônio Carlos Borges Cunha, que preparou uma apresentação em homenagem aos funcionários das emissoras.

Texto: Anamaria Bessil

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação