Alta procura por especialização na Uergs atesta a importância do atendimento às demandas regionais

Os cursos de Especialização lançados no primeiro semestre de 2015 pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) tiveram um número significativo de inscrições. Foram 525 candidatos para as 320 vagas abertas em nove cursos. Do total de inscritos, 75% são egressos de outras instituições de Ensino Superior (IES).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Clodis Andrades Filho, comemora estes resultados e afirma que a Uergs está empenhando esforços para ampliar sua atuação nas regiões. "Estamos impactando novos setores da comunidade e difundindo o conhecimento para um novo e seleto público não atingido pela Graduação", disse. Clodis acrescenta que esta evidência é ainda mais clara quando considerados os cursos oferecidos na área da Educação, nos quais aproximadamente 90% dos alunos são provenientes de outras IES que procuram uma oportunidade de qualificação na Uergs.

A Uergs possui cursos de Especialização em atividade nos sete Campi Regionais. Um dos destaques em 2015 foi a abertura do primeiro Curso de Especialização na Área de Exatas e Engenharias: Sistemas Embarcados, ofertado na Unidade em Guaíba.

"A Universidade possui grandes desafios no âmbito da Pós-graduação e busca com seriedade oferecer cursos que realmente atendam as demandas da sociedade nas diversas regiões. Os cursos Lato Sensu contribuem ao trazer importantes avanços para o amadurecimento acadêmico-científico do corpo docente e discente da Instituição", conclui.

Confira os cursos de Especialização ofertados no 1º semestre de 2015:

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável (Sananduva)

Agricultura e Sustentabilidade - em convênio com a Fepagro  (Cachoeira do Sul)

Análise e Manejo de Sistemas Socioecológicos (Tapes)

Atendimento Educacional Especializado (Litoral Norte – Osório)

Gestão da Qualidade no Processamento de Alimentos (Encantado)

Gestão de Currículo na Formação Docente (Bagé)

Gestão em Educação: Supervisão e Orientação (Cruz Alta)

Segurança Alimentar e Agroecologia (São Luiz Gonzaga)

Sistemas Embarcados (Guaíba)

Texto: Daiane de Carvalho Madruga