Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova diretoria da Metroplan dará continuidade a projetos de mobilidade e prevenção a cheias

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 27.03.15: Posse do superintendente e Diretores da Metroplan Foto:Daniela Barcellos/Palácio Piratini
O engenheiro especialista na área de infraestrutura Pedro Bisch Neto assume como diretor-superintendente - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Tomou posse nesta sexta-feira (27), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, a nova diretoria da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O engenheiro especialista na área de infraestrutura Pedro Bisch Neto assume como diretor-superintendente pelos próximos quatro anos. Integram  sua equipe o administrador Jorge Alberto Xavier Hias (Diretoria Administrativa e Financeira), o advogado  Márcio Souza de Barcellos (Diretoria de Gestão Territorial), o engenheiro Vinício Salvagni (Diretoria de Transporte Metropolitano) e o veterinário Rodrigo Marques Lorenzoni (Diretoria de Incentivo ao Desenvolvimento).

Em seu primeiro pronunciamento à frente da Fundação, Bisch Neto disse que a Metroplan vai dar continuidade aos projetos que se iniciaram na gestão passada. Citou  como exemplo  o PAC da Mobilidade Grandes Cidades e o da Prevenção Contra Cheias. Disse que " a Fundação vai fazer o que é possível fazer, mas bem feito". Destacou, também, que o trabalho deverá ser  transparente, e com apoio das prefeituras e outros órgãos do governo do Estado.  

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch,  acrescentou a importância da Metroplan, órgão que faz o planejamento e a gestão urbana e regional do Estado. Destacou que, "para qualificar as soluções e melhorar a vida das pessoas, será fundamental promover o desenvolvimento integrado dos municípios da Região Metropolitana com a Capital".

A Metroplan atua, predominantemente, na Região Metropolitana de Porto Alegre (formada por 33 municípios) e nas  Aglomerações Urbanas do Nordeste,  do Litoral Norte e  do Sul (34 municípios). Também  faz o gerenciamento do Transporte Coletivo Intermunicipal desses municípios. Suas ações referem-se ao planejamento e controle operacional do sistema: horário, itinerário, condições da frota, cálculo tarifário e regulamentação do transporte de fretamento.

Participaram da cerimônia de posse representantes da iniciativa privada, do Poder Legislativo, servidores públicos, o ex-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, prefeitos e secretários.

VEJA QUEM SÃO OS NOVOS DIRIGENTES

Texto: Cristina Adami/Ascom-Metroplan

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul