Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEEE informa sobre traçados de linhas para evitar acidentes em aviação agrícola

Publicação:

CEEE
Técnicos da Companhia reuniram-se com o presidente do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola - Foto: Fernando C. Vieira/CEEE

Técnicos da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) estiveram reunidos, nessa quinta-feira (26), com o presidente do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Nelson Paim, na sede da entidade, em Porto Alegre. O encontro foi para levar informações ao Sindicato sobre traçados das linhas de transmissão da CEEE-GT no Estado, além de apresentar material sobre segurança com eletricidade. Participaram também representantes de empresas de aviação agrícola do Estado. 

Nos últimos quatro meses, ocorreram dois acidentes fatais com aviões agrícolas perto de linhas de transmissão da Companhia, no interior dos municípios de Arroio Grande e  Sentinela do Sul. A preocupação da empresa, ao prestar  esclarecimentos como traçados, configuração e formato das torres e linhas de transmissão, é fornecer dados que contribuam para a segurança dos aviadores.  Ficou acertado que a CEEE-GT vai encaminhar um mapa atualizado de todas as linhas de transmissão do Estado, com a localização de suas estruturas e respectivos posicionamentos geográficos (GPS).

Linhas de Transmissão - A CEEE Geração e Transmissão é responsável pela maioria das instalações que compõem a rede básica de transmissão do Estado, viabilizando o transporte e suprimento de energia  para as três principais distribuidoras do Rio Grande do Sul (AES Sul, CEEE Distribuição e RGE). A empresa presta o serviço também a concessionárias municipais, cooperativas de eletrificação rural, consumidores livres e produtores independentes.

O sistema de transmissão transporta a energia elétrica produzida nas usinas geradoras  ao Sistema Interligado Nacional(SIN), aos pontos de suprimento e centros de consumo de todo o Estado, cumprindo papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.

A CEEE possui aproximadamente 6 mil quilômetros de extensão de linhas de transmissão, sustentadas por 15 mil estruturas e operando nas tensões de 230, 138 e 69 kV (quilovolts). Desde 2001, detém a certificação ISO 9001/2000 para os processos de operação do sistema.

Texto: Rita Oliveira/Ascom-CEEE

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

 

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul