Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Segunda edição da Blitz da Acessibilidade ocorre no centro de Porto Alegre

Publicação:

acessibilidade
Participantes, organizadores, apoiadores e autoridades na 2ª edição da Blitz da Acessibilidade - Foto: Adriana Pereira/Divulgação/ Especial

Como parte da programação do aniversário de Porto Alegre, ocorreu, nessa quinta-feira (26), a segunda edição da  Blitz da Acessibilidade, evento promovido pela Secretária Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) com o apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul (Faders Acessibilidade e Inclusão). A ação foi desenvolvida na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico. Além de promover o respeito às vagas, foi distribuído material alusivo à “multa moral” com doação de sangue e também a cartilha da Faders 'Atitudes que fazem a diferença com pessoas com deficiência'.

De acordo com o  secretário da Smacis, Raul Cohen, o evento serviu para reafirmar o compromisso que a população de Porto Alegre tem em respeitar as vagas de estacionamentos especiais, quer distribuídas nas ruas da cidade quanto nos estacionamentos privados coletivos de Porto Alegre. Já o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, juntamente com a secretária adjunta da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Maria Elizabeth Rosa Pereira, enfatizou a importância da conscientização. “As pessoas precisam ter conhecimento sobre a importância do respeito às vagas exclusivas, porque são espaços garantidos por lei às pessoas com deficiência”, explica Bakof. 

Ainda prestigiaram o evento, o deputado estadual Sérgio Peres, autor do Projeto de Lei Nº 56/2015, o qual altera a Lei nº 13.320 que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado, e prevê que os edifícios referidos no artigo 9º da lei deverão dispor de, no mínimo, um banheiro masculino e um feminino, adaptados ou construídos, para o uso das pessoas com deficiência. 

Apoiaram a ação o Ministério Público Estadual, Comdepa (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Secretaria Municipal da Saúde, Carris, Guarda Municipal, EPTC, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders Acessibilidade e Inclusão), Rumo Norte, Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência (Asasepode), Kinder, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e ONG Caminhadores.

 

Texto: Ascom/Faders
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul