Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário da Justiça defende a informação como forma de acabar com a intolerância

Publicação:

Direitos humanos
Faccioli diz que cabe à secretaria promover a transversalidade de gestão - Foto: Divulgação/SJDH

A produção de informações para uma educação étnico racial não deve se limitar a mera inserção de um conteúdo na grade curricular. "É só um plano de um processo de longo prazo" disse o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, aos educadores e demais participantes do seminário 'Caminhos para uma Educação inclusiva e democrática', ocorrido nesta quinta-feira (26) no auditório Paulo Freire do CAFF. Conforme o secretário o fio condutor dessa iniciativa deve servir para produzir educação mas não deve ser a única meta. Faccioli deixou clara a missão da Secretaria de promover a transversalidade de gestão entre os diferentes órgãos do Estado. 

Ainda durante o seminário, promovido pelo Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicoracial, Faccioli reiterou a necessidade de se por fim à intolerância, que, na maioria das vezes, "nasce da desinformação absoluta ou da informação mal intencionada". Por isso, a importância de se expandir as informações como forma de se reduzir o preconceito, concluiu o secretário.  

Também participaram do seminário o secretário da Educação, Vieira da Cunha, o coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado, promotor Mauro Souza, a diretora do Departamento de Direitos Humanos da SJDH, Cíntia Bonder, e a palestrante professora Gládis Kaercher entre outras autoridades e educadores. 

Após a sessão de abertura do seminário os secretários Faccioli e Vieira da Cunha, e o coordenador do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicoracial, José Antônio dos Santos da Silva, entregaram ao prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva, exemplares do livro História Geral da África, de Valter Roberto Silvério. 


Texto: Ascom SJDH
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul