Pró-Esporte RS destina R$ 4,69 milhões a projetos de nove entidades

Programa de Incentivo ao Esporte – Pró-Esporte
Crianças e jovens que integram os projetos participaram da solenidade de entrega de cartas de habilitação no Palácio Piratini - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Representantes de nove projetos beneficiados com recursos do Programa de Incentivo ao Esporte do Rio Grande do Sul (Pró-Esporte) receberam do governador José Ivo Sartori, na manhã desta quinta-feira (26), as cartas de habilitação. No total, os investimentos somam R$ 4,69 milhões.  Crianças e jovens que integram os projetos "Em Canoas o futebol é da comunidade" e "Em Canoas o esporte tem mais valor" participaram do evento, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini.

O secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, destacou que, apesar das dificuldades financeiras do Estado, o governo aportou recursos para investir no programa, que promove a inclusão social. "O Pró-Esporte é um grande parceiro das entidades, das prefeituras e de outras entidades que foram buscar seu incentivo", disse. "Esses segmentos estão entregando o que é um direito, o do atendimento ao esporte, ao lazer e à cultura", completou.

Representando as entidades beneficiadas, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse que Sartori fez um gesto muito importante ao destinar recursos para o Pró-Esporte no momento em que o Estado atravessa uma crise. "O momento exige união, capacidade de diálogo, e quero dizer que todos os prefeitos e prefeitas estão juntos", destacou. "Ao dar esta carta, o governo está investindo em uma área estratégica, atendendo aos anseios de milhares de pessoas", completou Jairo Jorge. Segundo ele, a destinação de R$ 1,7 milhão a Canoas deverá resultar em investimentos de R$ 5,6 milhões, beneficiando 25 mil pessoas.

Ao destacar a importância da prática desportiva, Sartori disse que o Pró-Esporte é um investimento nos jovens e nos adolescentes, sendo uma importante ferramenta de inclusão social.  "Por meio do esporte são aprendidos valores como amizade, respeito, disciplina e solidariedade", acrescentou, ao falar sobre o desenvolvimento de potencialidades entre os participantes do programa.

Entre as iniciativas do programa, está o projeto Vida Ativa no CETE, patrocinado pela Oi. O espaço será revitalizado com nova pista auxiliar para corrida e caminhada amadora, preservando a pista profissional certificada já existente para eventos internacionais. Também será beneficiada a Escola Estadual Mané Garrincha com a construção de quadra poliesportiva para eventos internacionais. As obras devem começar em abril. O novo CETE, que conta com circulação diária de 7 mil pessoas, será um centro de treinamento esportivo de referência no RS e no país, resgatando sua missão de descoberta e valorização de talentos gaúchos e de apoio ao esporte amador. O valor do investimento é de R$ 457.260,70.

Participaram ainda do ato a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e o deputado estadual Tiago Simon, representando a Assembleia Legislativa.

O programa

O Pró-Esporte/RS é um programa da Lei de Incentivo ao Esporte, que beneficia entidades não-governamentais com recursos financeiros oriundos de renúncia fiscal do ICMS do Estado por meio de empresas patrocinadoras.

Projetos contemplados:

Projeto:  Em Canoas o Futebol é da Comunidade
Proponente: Prefeitura de Canoas
Valor: R$ 509.961,72

Projeto: Vida Ativa no CETE
Proponente: Federação Gaúcha de Triathlon
Valor: R$ 457.260,70

Projeto: Copa Pime de Jiu-Jitsu - Guerreiros do Futuro 2015
Proponente: Fed. Int. de Jiu-Jitsu Associadas
Valor: R$ 524.963,85

Projeto: Em Canoas o Esporte tem Mais Valor
Proponente: Prefeitura de Canoas
Valor: R$ 1.199.986,80

Projeto: Automobilismo e Cidadania
Proponente: Ass. Pró-Des. Pilotos Amadores e Prof. Aut. Gaúcho
Valor: R$ 684.224

Projeto: Juventude Futebol Americano
Proponente: Caxias Gladiators
Valor: R$ 154.800

Projeto: Promovendo a part. Pilotos no Esp. Aut.
Proponente: Ass. Pilotos Prepar. De Automobilismo
Valor: R$ 368.148,09