Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Açores quer ampliar relações com o Rio Grande do Sul

Publicação:

Açores
Presidência dos Açores - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Para estreitar as relações entre a região dos Açores e o Rio Grande do Sul, o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, e o diretor regional das comunidades dos Açores, Paulo Teves, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (25) com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. 

Sartori enfatizou a importância da imigração açoriana e a diversidade étnico-cultural para a formação e o crescimento do Estado e disse que a preservação da história da imigração é importante para as futuras gerações. Acrescentou que o fortalecimento dos laços entre RS e os Açores pode contribuir para o desenvolvimento das regiões. Como exemplo, Oliveira destacou parcerias que impulsionem a cultura, o turismo e a agricultura. 

Segundo Oliveira, Rio Grande do Sul e Açores têm muitas semelhanças, como a a geografia, o desenvolvimento da agricultura e a potencialidade para impulsionar o turismo. “Temos desafios e exemplos que podem ser utilizados”, completou. 

No Estado, a Casa dos Açores, sediada em Gravataí, visa a divulgar os valores culturais e sociais, promover intercâmbios, viabilizar a edição de livros, encontros e palestras que tratem da temática açoriana, bem como organização de uma biblioteca que seja referencial para todo o estado. Atualmente, a unidade é presidida por Régis Albino Marques Gomes. No Brasil, existem outras três casas: no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina. 

Do encontro participou também o secretário da Cultura, Victor Hugo, e o presidente da Casa dos Açores no RS.

 

Texto: Eliane Iensen
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul