Cultura estadual e municipal firmam parceria para série de concertos da OSPA

Concerto da OSPA
Igreja da Ressurreição lotada para a abertura da Série Igrejas - Foto: Luciano Lanes/ Especial

Série Ospa nas Igrejas, na noite dessa terça-feira (24), foi marcada pela assinatura do protocolo de intenções para a viabilização da Série Araújo Vianna, que  levará concertos da orquestra ao auditório a partir de agosto. Os secretários Victor Hugo (estadual) e Roque Jacoby (municipal), e o presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Ivo Nesralla, firmaram o documento para a viabilização da Série Araújo Vianna, que levará concertos da Ospa ao auditório localizado no Parque Farroupilha. A abertura da Série Igrejas lotou a Igreja da Ressurreição do Colégio Anchieta.

Diante da plateia de aproximadamente mil pessoas, Nesralla proferiu algumas palavras de agradecimento pela parceria. Na sequência, Jacoby também agradeceu à Ospa pelo trabalho que vem fazendo de difusão da música de concerto. Victor Hugo, por sua vez, ressaltou a importância da disponibilidade do espaço do Araújo Vianna para que a Ospa siga cumprindo sua função social, enquanto a Sala Sinfônica não é finalizada.

Também estiveram presentes o presidente da Fundação Cultural Pablo Komlós, professor Luiz Osvaldo Leite, e os superintendentes artístico e administrativo-financeiro da Fundação Ospa, Evandro Matté e Araquém Idiart, respectivamente.

Os concertos da Série Araújo Vianna ocorrem nos dias 23 de agosto, 1º de novembro, 24 de novembro e 6 de dezembro de 2015. Com a parceria oficializada, terá continuidade um histórico de apresentações da orquestra no local, iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós.

Na sequência da solenidade, a Ospa e seu Coro Sinfônico interpretaram o Requiem de Gabriel Fauré, que contou com solos dos cantores líricos Elisa Machado e Daniel Germano. Depois de um breve intervalo, o público e as autoridades puderam apreciar A Tempestade, de Tchaikovsky, obra que foi inserida pela primeira vez no repertório da orquestra. A regência foi do maestro Manfredo Schmiedt.

Texto: Mariana Sirena/OSPA
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação