Viaturas para BM e Polícia Civil chegam a municípios do Sul do Estado

viaturas
Secretário de Segurança Pública em Pelotas - Foto: Rodrigo Ziebell??qSSP

Municípios das regiões Sul e Centro-Sul do Estado passam a contar com o reforço de 27 viaturas, destinadas à Brigada Militar e à Polícia Civil. A entrega dos veículos oc contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, e dos diretores das instituições vinculadas à SSP, delegado Guilherme Wondracek (Polícia Civil), coronel Alfeu Freitas Moreira (Brigada Militar), Marli Ane Stock (Susepe) e Cleber Muller (IGP).

Foram entregues, ao todo, 27 veículos?. A Brigada Militar contará com o reforço de 18 novas viaturas, destinadas para os municípios de Tapes, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, Pinheiro Machado, Piratini, Chuí, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Arroio Grande. A Polícia Civil recebeu ?o reforço de ?nove viaturas, que serão destinadas para Canguçu, Pelotas, Piratini, Camaquã, Cristal, Pedro Osório e Rio Grande.

Jacini ressaltou que as novas viaturas, oriundas do Processo de Participação Popular Cidadã 2013/2014 representam o retorno dos tributos pagos pelos cidadãos gaúchos, direcionado de acordo com as prioridades elencadas pelas comunidades. "Esses veículos vêm para dar suporte ao trabalho das forças policiais, garantindo as condições necessárias para a manutenção dos serviços prestados pelas instituições", disse o secretário.

O prefeito de Pelotas e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Eduardo Leite, salientou a importância dos novos veículos para os municípios da região e disse que, como chefe do Executivo de Pelotas, tem noção dos desafios que o governo estadual enfrenta. "A experiência na prefeitura é semelhante, guardadas as proporções, a este mesmo desafio de equilibrar as contas do Estado para garantir investimentos", disse.

Diretrizes para gestores regionais

As novas diretrizes implementadas pela atual gestão de SSP foram apresentadas pelo secretário Jacini na prefeitura Municipal de Pelotas. O encontro contou com a participação dos gestores regionais dos órgãos vinculados, que também receberam de seus respectivos diretores as orientações para a atuação das instituições, de acordo com o planejamento estratégico coordenado pelo secretário.

Para ele, a prioridade deve estar na melhoria dos serviços, baseada na plena exploração dos recursos tecnológicos, nas ações de inteligência policial e na ampla utilização da inteligência artificial, tendo como subsídio o conhecimento disponível nos bancos de dados da Segurança Pública. "Temos que promover uma quebra de paradigmas, atuando de forma integrada e planejada. Sabemos onde o crime ocorre e qual a sua dinâmica. Dessa forma, iremos atuar com base nessas informações, priorizando as localidades que apresentam maiores índices de criminalidade", afirmou.

?Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação