Secretaria da Justiça anuncia criação de coordenadoria da criança e do adolescente em fórum estadual

Segundo o secretário, uma das ações da nova coordenadoria será o enfrentamento à exploração de mão de obra infantil e juvenil - Foto: Divulgação/SJDH

Ao participar da abertura do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador/RS, nesta sexta-feira (20), o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, anunciou a criação de uma coordenadoria para cuidar das políticas voltadas às crianças e aos adolescentes.

Segundo o secretário, uma das ações da nova coordenadoria será o enfrentamento à exploração de mão de obra infantil e juvenil. Faccioli destacou, ainda, a importância do fórum. "É preciso construir essa adesão externa ao fórum e fazer com que a sociedade participe das plenárias e contribua também", disse.

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador reuniu representantes de órgãos públicos, de classe e da sociedade civil, no auditório da Fecosul, em Porto Alegre.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, também presente ao Fórum, disse que entre os desafios da secretaria está a geração de trabalho, atração de investimentos e o permanente diálogo com a sociedade no combate ao trabalho infantil. "Este é um debate muito importante, sabemos da resistência por parte de alguns segmentos da sociedade, mas temos que reafirmar que lugar de criança é na escola, seja aprendendo, seja brincando, mas, sobretudo, junto à família", concluiu.

Também participaram do fórum a diretora do Departamento de Direitos Humanos da SJDH, Cíntia Bonder, e a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região Rosane Serafine, entre outros agentes públicos que trabalham pela erradicação do trabalho infantil.

Texto: Assessoria de Imprensa/SJDH
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação