Governador Sartori e presidente Dilma abrem colheita do arroz ecológico no Estado

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 20.03.15: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participou, na manhã de hoje (20) , da cerimônia de inauguração da Unidade de Secagem e Armazenagem de Arroz na Cooperativa dos Trabalhadores de Assentamentos da
Para Sartori, o ato representou o que o Estado e o país necessitam no momento atual: - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori e a presidente Dilma Rousseff participaram, na manhã desta sexta-feira (20), da 12ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico, no assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana.

"Este ato sintetiza bem o que o Brasil precisa neste momento. É um ato de parceria e de continuidade institucional", disse o governador. "Os governos mudam, mas o Estado continua. O Rio Grande do Sul apoiou essa iniciativa no passado e nós estamos aqui para reafirmar nossa disposição de manter o apoio aos assentamentos rurais", complementou Sartori.

Ainda no município, foi inaugurada a Unidade de Secagem e Armazenamento da Cooperativa dos Trabalhadores de Assentamentos da Região de Porto Alegre Ltda. (Cootap) no assentamento Lanceiros Negros do MST. A unidade vai beneficiar cerca de 500 famílias de assentados.

O arroz orgânico tem certificação nacional e internacional desde 2004. A previsão é que sejam colhidos aproximadamente 480 mil sacas (24 mil toneladas) de arroz, representado um valor de comercialização de mais de R$ 19 milhões. Em todo o Estado, são cerca de 5 mil hectares plantados sem o uso de agrotóxicos, envolvendo cerca de 60 grupos de produção.

A presidente Dilma Rousssef destacou que a reforma agrária no país deverá se manter baseada no seguinte tripé: cooperativismo, agroecologia e industrialização.

Na coletiva à imprensa, a presidente também falou sobre as medidas de contingência que serão adotadas pelo governo federal para conter a crise econômica e a dívida dos estados. "É importante que se reconheça que houve, no final de 2014, uma grande redução nas arrecadações, não só da União como também dos estados. Então, entendo a crise por que passa o Rio Grande do Sul, que tem um histórico de desequilíbrio nas contas públicas. Dilma também ressaltou que a regulamentação do projeto que reduz a dívida dos estados está sendo analisada pelo Ministério da Fazenda.

A cerimônia reuniu os ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, o secretário de Relações Institucionais do Gabinete da Presidência da República, Pepe Vargas, o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, o prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, parlamentares, lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e assentados. O ministro Patrus Ananias defendeu a parceria entra as esferas federal, estadual e municipal para fortalecer a produção agrícola orgânica.

Texto: Nilton Schüler
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação