Prazo para informação sobre qualidade da água por municípios termina dia 31

Monitoramento da qualidade da água
Municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde receberam treinamento no Laboratório de Informática da - Foto: Divulgação/FEPPS

Termina no próximo dia 31 o prazo para que os municípios preencham as informações sobre o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, exigido pelo Ministério da Saúde referente a 2014. Para agilizar a atualização do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), o Laboratório Regional da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS)/Laboratório Central do Estado (Lacen) de Passo Fundo promoveu capacitação para 62 municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. O treinamento ocorreu no Laboratório de Informática da Universidade de Passo Fundo (UPF) nos dias 10 e 11 de março.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde da 6ª CRS, Marli Favretto, o trabalho em equipe, integrando municípios, é a forma mais ágil e com melhores resultados para superar dúvidas sobre o novo sistema. A farmacêutica bioquímica do Lacen Rejane Pádua destacou a preocupação em assegurar a compreensão de todos sobre o sistema para garantir, através do monitoramento, que a água distribuída à população atenda aos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação.

O Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) foi desenvolvido com base nos indicadores de qualidade da água para consumo humano definidos por meio de metodologia proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também serviram de base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Janis Loureiro/Assessoria de Comunicação-FEPPS

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação