Camaquã estreia projeto de interiorização da Sala do Investidor

sala do Investidor
Adriano Boff apresentou aos gestores do município e empresários as ferramentas do governo do estado para impulsionar - Foto: Keren Viscardi/SDECT

O município de Camaquã dispõe agora do projeto de interiorização da Sala do Investidor. O diretor de Promoção do Investimento e da Sala do Investidor, Adriano Boff apresentou aos gestores do município e empresários as ferramentas do governo do estado para impulsionar investimentos no Rio Grande do Sul, como incentivos e linhas de financiamento. O encontro foi na sede da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC).

Boff ressaltou que todos podem acessar os benefícios que o Estado oferece, "pois estamos abertos a atender a todas as indústrias que queiram ampliar ou construir uma fábrica. Basta ter um projeto qualificado para efetivá-lo", disse. Entre os principais benefícios, ressaltou o Fundopem e o Integrar/RS. No Fundopem, as empresas incentivadas obterão o incentivo quando o projeto já estiver operando, através da geração de ICMS incremental. Já o Integrar é o programa de harmonização do desenvolvimento industrial do Rio Grande do Sul, que concede desconto maior para empresas situadas em regiões de menor desenvolvimento econômico.

A interiorização faz parte das mudanças propostas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Fábio Branco, que quer aproximar o governo dos empreendedores. "Queremos que todos os investimentos passem pela Sala do Investidor e tenham acesso ao pacote de incentivos que o Estado dispõe. Desta forma, pretendemos impulsionar os projetos de investimento, garantindo que o retorno seja mais rápido, o que beneficiará o empreendedor, o município e o próprio Estado”, destaca Branco.

Outra mudança significativa é que a Sala do Investidor passa a atender também os pequenos empreendedores, ou seja, serão contemplados aqueles que mais necessitam de informações pertinentes para iniciar um novo ou expandir um empreendimento no RS. Isso sem deixar de receber as médias e grandes empresas.

A Sala do Investidor é o canal de interlocução entre o empreendedor e o Estado. Tem a função operacional de organizar e coordenar os vários órgãos do estaduais que têm relação com o projeto, para atender de forma ágil e fácil o investidor. Através da Sala, empresários podem acessar benefícios fiscais, linhas de financiamento de nossos bancos de fomento – Badesul e BRDE – e contatar outros órgãos governamentais relacionados ao seu projeto, como Fepam e Secretaria da Fazenda, por exemplo.

Carteira de Projetos

A carteira de projetos da Sala do Investidor foi atualizada, e agora conta somente com os projetos que tiveram atendimento por parte dos nossos técnicos em 2015. Os números do primeiro bimestre nos animam a buscar novos empreendimentos: temos quase R$ 20 bilhões em 107 projetos em andamento, e que devem gerar 19,6 mil empregos. Disseminando a Sala do Investidor junto às prefeituras faremos com que todo investimento receba apoio do governo. Dessa forma, contribuiremos para que estes projetos cresçam mais rapidamente e de forma sustentável, o que se refletirá positivamente na economia gaúcha.

Texto: Karen Viscardi/Ascom SDECT
Edição: Redação Palácio Piratini/Cordenação de Comunicação