Grupo de Trabalho debate integração do PIM aos Planos Municipais de Educação

Seminário PIM
Maria Helena Sartori atuou como mediadora no painel que apresentou o tema “Políticas para a Primeira Infância e os Planos - Foto: Karine Viana/PalácioPiratini

O Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Estado para elaborar estudos sobre a oferta da Educação Infantil e a integração do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) aos Planos Municipais de Educação promoveu, nesta quinta-feira (19), um seminário para aprofundar o debate sobre a demanda por creches. Também esteve na pauta a definição de orientações aos municípios, pelo PIM, quanto à meta relativa à educação infantil.

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou da mesa de abertura do encontro, que contou com a presença do vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luiz Carlos Folador, do presidente do Conselho Superior da Agenda 2020, Humberto César Busnello, do diretor de Controle e Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Leo Arno Richter, e da chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Isabel Guarise Barrios Bidigara.

Maria Helena destacou o interesse pelo tema, lembrando que o PIM é uma experiência positiva e que já apresenta resultados gratificantes. “Hoje, a proposta é discutir, entre as diferentes instituições públicas, uma orientação comum a ser prestada aos municípios gaúchos", esclareceu a secretária. Ela também lembrou que é fundamental que o PIM seja reconhecido pelos órgãos de controle, “sob pena de perdermos um programa que realmente pode trazer mudanças para os cidadãos, a partir de outra postura perante a vida”.

A seguir, a secretária atuou como mediadora no painel que apresentou o tema “Políticas para a Primeira Infância e os Planos Municipais de Educação”, que teve a participação de Geraldo Grossi Júnior, diretor de Cooperação e Planos de Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC). Participaram também Eduardo Queiroz, diretor executivo da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e Ricardo Paes de Barros, pesquisador do Instituto Ayrton Senna.

Realizado no auditório da Famurs, o evento teve a presença das instituições que integram o Grupo de Trabalho, instituído pelo Decreto 52.263, de 20 de fevereiro de 2015, além de representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Texto: Sílvia Lago

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação