Maria Helena Sartori fala sobre políticas sociais para vereadores gaúchos

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 18.03.15: Secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori palestrou, nesta tarde (18), para integrantes da SUnião dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs). Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.
De acordo com a secretária, o desenvolvimento que o Estado busca está centrado na ampliação do bem-estar, entendido não como o - Foto: Karine Viana

Com o tema "Políticas sociais para o desenvolvimento humano", a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, palestrou para cerca de 120 vereadores, prefeitos e secretários municipais, entre outros convidados, durante o 63º Congresso Estadual de Vereadores, Assessores, Servidores e Técnicos Legislativos de Câmaras do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18).

Maria Helena falou sobre as políticas sociais do governo do Estado, as quais têm o objetivo de garantir os direitos humanos, de forma equânime e justa. "A busca pelo desenvolvimento deve estar centrado nas pessoas e na ampliação do seu bem-estar, entendido não como o acúmulo de riqueza e o aumento de renda, mas como a ampliação de oportunidades e a capacidade e a liberdade de escolhas”, afirmou.

A secretária ainda fez um relato sobre as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Políticas Sociais, que tem a finalidade de promover e acompanhar as políticas sociais desenvolvidas pelo governo em todas as áreas, de forma transversal. Maria Helena falou sobre a integração do programa Primeira Infância Melhor (PIM) aos planos municipais de educação e sobre a implantação das Comissões Internas de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), no âmbito das escolas públicas estaduais.

Ela também abordou as campanhas de incentivo a contribuições dos servidores estaduais aos fundos que atendem à criança, ao adolescente e ao idoso e de alerta aos consumidores de baixa renda sobre a necessidade de realizar recadastramento para continuar usufruindo do benefício da Tarifa Social de Energia. Ao encerrar a palestra, Maria Helena citou uma frase do governador José Ivo Sartori: "O Estado tem que atender a quem precisa do Estado".

O evento, no auditório da Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), acontece até o dia 20 de março e é uma promoção da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs).

Texto: Sílvia Lago
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação