Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto Alegre sedia evento sobre conservação de zonas úmidas

Publicação:

Meio ambiente
Cartaz - Foto: Divulgação/Sema

O Departamento de Biodiversidade e apoio do Projeto RS Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Zoobotânica do RS, promovem de 25 a 28 deste mês o 2º Colóquio Riograndense de Conservação de Zonas Úmidas, em Porto Alegre. Os encontros técnicos ocorrem no Palácio do Ministério Público do RS e são direcionados para técnicos de instituições de ensino, pesquisa e gestão pública, seja em licenciamento, planejamento ou fiscalização, bem como do Ministério Público. 

Segundo a pesquisadora da Fundação Zoobotânica do RS, Luiza Chomenko, a denominação áreas úmidas se refere a uma ampla variedade de ambientes interiores, costeiros e marinhos que tem em comum determinadas características. "São áreas que permanecem inundadas periodicamente, nas quais o lençol freático aflora à superfície ou em solos que tem baixa permeabilidade", explica. Nestes ambientes se desenvolvem comunidades bióticas (flora e fauna) específicos. 

O Colóquio é um evento com iniciativa do governo do Estado, que tem como organizadores e colaboradores o MP/RS além de instituições do Poder Executivo e vai tratar especialmente do tema "zonas úmidas para o nosso futuro". Os interessados em participar devem enviar e-mail para dlf-defap@sema.rs.gov.br indicando nome, CPF, telefone de contato e e-mail e aguardar o retorno. As vagas são limitadas. 

PROGRAMAÇÃO

Local: Auditório do Palácio do MP/RS - Praça Marechal Deodoro, 110, 3º andar. Obs: horário previsto para os dias 26 e 27 com início às 8h e término às 18 horas. 

25/3

16 horas – 18 horas – Início do 2º colóquio

16 horas – Abertura com presença de autoridades.

16h45min – Palestra de abertura do evento: Dr. Fernando Meirelles – mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH, diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). 

26/3

Painel 1 – Conservação de biodiversidade em áreas úmidas. Mediador: Hellen José Florez Rocha – chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

8h30min – Abertura do mediador

9 horas – Marco Aurélio Azevedo – biólogo, mestre e doutor em biologia animal (UFRGS), pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB).

9h30min – Giovanni Nachtigal Maurício – doutor e mestre em Zoologia pela PUCRS e pós-doutor em Zoologia pela FURG - professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

10 horas – Rafael Caruso Erling – biólogo e chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

10h30min – Intervalo Coffe Break

10h45min – Gerardo Evia – diretor do Programa de Conservación de la Biodiversidad y Desarrollo Sustentable en los Humedales del Este, Uruguai (PROBIDES).

11h15min – Debates

12 horas – Intervalo para almoço

Painel 2 – Áreas úmidas: valoração dos serviços ecossistêmicos e uso sustentável. Mediador: Fernando Meirelles – mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH; diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).

13h30min – Abertura do mediador

14 horas – João Volkmann – engenheiro agrônomo e produtor de arroz biodinâmico; consultor em Agricultura Orgânica e Biodinâmica.

14h30min – Daniela Schossler – engenheira agrônoma, mestranda no Programa de Pós Graduação de Manejo e Conservação do Solo e da Água na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPEL).

15 horas – Annelise Monteiro Steigleder – promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. MP/RS.

15h30min – Intervalo Coffe Break

15h45min – Debates

18 horas – término 

27/3

Painel 3 – Conceitos sobre Zonas úmidas.

Mediadora do Painel: Luiza Chomenko – bióloga, Mestrado em Ecologia pela UFRGS e Doutorado (PhD) em Biogeographie pela Universitat Der Saarland, Alemanha; pesquisadora do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).

8h30min – Abertura do mediador

9 horas – Luiza Chomenko – pesquisadora do Museu de Ciencias da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).

9h30min – Cláudia Wolff - engenheira agrônoma, analista ambiental e chefe da Divisão de Licenciamento de Culturas Agrícolas, Fepam.

10 horas – Mauricio dos Santos Pompeu – analista ambiental da Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

10h30min – Intervalo Coffe Break

10h45min – Paulo Roberto A. Tagliani – oceanólogo, doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Professor e pesquisador em Oceanologia na Fundação Universidade de Rio Grande (FURG).

11h15min – Debates

12 horas – Intervalo para almoço

Painel 4 – Síntese das proposições e encaminhamentos do colóquio. Mediador: Jan Karel Felix Mahler Júnior – biólogo, doutor em Ecologia, pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).

13h30min – Abertura do mediador

14 horas – Debates

15h30min – Intervalo Coffe Break15:45 – Debates

18 horas – Término / Encerramento

28/3

manhã

Visita por adesão à APA do Delta do Jacuí com acompanhamento do gestor e chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), biólogo Rafael C. Erling.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul