Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cairoli defende trabalho eficiente para superar crises política e econômica

Publicação:

Vice-governador participou da abertura da 39ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), em Novo Hamburgo
Vice-governador participou da abertura da 39ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas - Foto: Divulgação/GVG

Gestão eficiente e inovação são os principais suportes para o crescimento e a superação das crises política e econômica que o Brasil vem atravessando. Desta forma, o vice-governador José Paulo Cairoli, representando o governo do Estado, manifestou-se na solenidade de abertura da 39ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), na Fenac, em Novo Hamburgo, na tarde desta terça-feira (17). Para um auditório lotado, o vice-governador defendeu a necessidade de compreensão dos acontecimentos para o enfrentamento das adversidades sem comprometer a integridade das instituições.

Cairoli entende que as dificuldades serão superadas com trabalho, gestão eficiente e inovação: "Aliás, é o que não falta aqui, onde respiramos tecnologia, um dos alicerces que levou o setor calçadista a ser organizado e competitivo ao longo dos anos". Ele ressaltou que com marcos regulatórios definidos e lastreados na inovação, o segmento coureiro-calçadista gaúcho vai ampliar sua participação no mercado nacional e seguirá sua busca por novos, garantindo o papel de destaque no mercado mundial.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abramec), Marlos Davi Schmidt, disse que o momento nacional causa inconformidade e afeta negativamente o setor produtivo, com o aumento nos preços de energia e combustíveis. “Para a saída desta situação é necessário que todos participem, somente assim voltaremos a crescer com sustentabilidade”, afirmou.

Otimista, o presidente da Fenac, Elivir Desiam, projetou um bom 2015 para o setor. "No passado recente os setores automobilístico, da construção civil, imobiliário e de tecnologia, caso dos telefones celulares, cresceram de duas a três vezes acima do que os demais. Pois agora será o nosso momento, já que os consumidores que já adquiriram estes itens se voltarão para bens de menor valor, como calçados e acessórios".

Texto: Paulo Ricardo Fontoura
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul