SJDH e Comitê Carlos de Ré retomam projeto para criação do Centro Ico Lisboa

Secretário César Faccioli recebeu integrantes do Comitê Carlos de Ré para tratar do convênio para recuperação do imóvel assinado entre governo e prefeitura em 2014
Secretário César Faccioli recebeu integrantes do Comitê Carlos de Ré para tratar do convênio para recuperação do imóvel - Foto: Divulgação/SJDH

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) está avaliando, por meio do departamento jurídico, o convênio assinado pelos governos estadual e municipal, visando à construção do Memorial Ico Lisboa, na antiga sede do "Dopinha", na Rua Santo Antonio, nº 600, em Porto Alegre. O nome faz referência ao Departamento de Ordem Polícia e Social (Dops), órgão responsável pela repressão aos movimentos políticos contrários ao regime militar. No local funcionou, entre 1966 e 1971, um dos primeiros centros de tortura clandestinos do país.

De acordo com o secretário César Faccioli, que reuniu-se nesta segunda-feira (16) com ao deputado Pedro Ruas os integrantes do Comitê Carlos de Ré, Raul Ellwanger e Sérgio Bitencourt, o convênio poderá ser refeito ou formalizado como instrumento original.

Em 2014, prefeitura e governo do Estado assinaram um acordo para a recuperação do imóvel. O Comitê Carlos de Ré reivindica a criação do memorial no espaço.

Após a avaliação em curso, informou o secretário, o governo do Estado, através da SJDH, contatará a prefeitura da Capital para retomar a efetivação do projeto, incluindo a questão da contrapartida estadual e eventual viabilidade financeira da sua realização.

Pelo convênio assinado, o governo do Estado arcaria com 50% dos gastos referentes à desapropriação do imóvel, sendo os 50% restantes e os procedimentos jurídicos de desapropriação a cargo da prefeitura de Porto Alegre. A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República fica responsável pelos custos da reforma para adaptação funcional do prédio, entre outras atribuições.

Texto: Assessoria de Imprensa/SJDH
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação