Secretário visita escolas no norte do Estado

O secretário da Educação, Vieira da Cunha, fez um roteiro de visitas pelo norte do Estado na sexta-feira (13) e no sábado (14). Ele se reuniu com lideranças locais, visitou escolas e palestrou para alunos da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A primeira agenda foi em Lagoa Vermelha, no gabinete do prefeito Getulio Cerioli. Ao lado dos deputados estaduais Gilmar Sossela e Ronaldo Santini, e do coordenador regional de Educação, Santos Misturini, eles discutiram a delimitação da área utilizada pela Escola Agrícola Desidério Finamor. O objetivo é compartilhar o espaço com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), que deverá se instalar no município. “Nós nos comprometemos em enviar nos próximos dias o Superintendente de Ensino Profissional da Secretaria da Educação, Eloí Flôres, junto com os técnicos da pasta, para delimitar essa área. Assim, o município terá a segurança jurídica necessária para oferecer à universidade”, explicou Vieira.

Outro ponto debatido foi a ampliação da oferta de tempo integral nas escolas da cidade. Um estudo, que está sendo desenvolvido pela 7ª CRE e pela Secretaria Municipal de Educação, deve ficar pronto nos próximos dias. O planejamento é ampliar a oferta de vagas já em 2016.

Após o encontro na prefeitura, a comitiva seguiu para o CIEP Diógenes Euclides da Cunha. O grupo foi recepcionado com apresentações artísticas dos alunos e conheceu parte da estrutura da escola.

Por último, Vieira seguiu para o Campus da UPF, em Passo Fundo, onde foi recebido pelo reitor José Carlos Carles de Souza. Em seguida, palestrou durante a abertura do ano letivo da Faculdade de Educação e apresentou os eixos principais da gestão, como a ampliação da oferta de ensino em tempo integral, a valorização dos professores, o combate à violência no ambiente escolar, a formação continuada dos servidores e a melhoria na infraestrutura dos prédios.

Visita à Escola Maria Dolores
Neste sábado, o secretário esteve na Escola Maria Dolores Freitas Barros, no bairro Santa Marta, em Passo Fundo. Acompanhado pelo deputado estadual Diógenes Basegio, pelo vereador Sidnei Ávila e pelo coordenador de Educação da 7ª CRE, Santos Misturini, ele ouviu as demandas da comunidade escolar. De acordo com a vice-diretora da escola, Rosane Colussi, as necessidades principais são a construção de uma quadra esportiva coberta e a ampliação da cozinha e do refeitório. "Em razão da crise financeira do Estado, eu não posso prometer a construção, mas me comprometo em fazer de tudo para que esta reivindicação vire algo concreto. Vamos tratar do projeto, analisar orçamento e priorizar esta construção", afirmou o secretário. A escola possui cerca de 500 alunos, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no EJA.

Texto: Assessoria de Comunicação/ Seduc
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação