Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Daer e STM apoiam Frente Parlamentar por Trânsito Seguro

Publicação:

Transito seguro
Iniciativa propõe debates para conscientizar população e evitar acidentes - Foto: Julio Cunha Neto/Daer

Um espaço para discutir ideias que possam melhorar o dia a dia de pedestres e motoristas e, principalmente, salvar vidas. Esta é a proposta da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que foi instalada na última quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa. O lançamento do canal de articulação entre deputados estaduais e a sociedade civil contou com a presença do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Secretaria Estadual dos Transportes e Mobilidade (STM). 

A Frente irá convocar reuniões com a participação de representantes do Legislativo, instituições e organizações ligadas ao setor de trânsito e mobilidade. Os encontros debaterão propostas para conscientizar a população sobre o respeito às leis, como campanhas educativas. "Nossa ideia é provocar iniciativas como a distribuição de materiais informativos e visita às escolas, pois as crianças são aliadas importantes para multiplicar essa consciência nas famílias", enfatizou a deputada estadual Liziane Bayer, responsável pela reativação da Frente. 

O grupo também pode propor políticas públicas e a reformulação de leis para a busca de um trânsito mais seguro. Para o diretor de Transportes Rodoviários e presidente do Conselho de Tráfego do Daer, Lauro Hagemann, a iniciativa vem ao encontro da necessidade de humanização do tema. "Somos responsáveis por um órgão técnico e, por isso, temos o compromisso de atuar junto às demais instituições e poderes para reduzirmos cada vez mais o número de tragédias nas ruas e estradas do nosso estado", complementa o dirigente, que representou, ainda, a Secretaria dos Transportes e Mobilidade no evento. O diretor de Gestão e Projetos do Daer, Jayme Tonon, também compareceu à reunião.

Os encontros da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro acontecerão periodicamente, de acordo com a necessidade de discussão do tema. "Queremos que esse debate seja feito de forma constante, para que não perca força, pois o nosso foco é a defesa da vida", afirmou Liziane Bayer.

 

Texto: Júlio Cunha Neto/Ascom/Daer
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul