Governador recebe apoio de comitiva de empresários da ABPA

Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra
Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, convidou o governador para participar do Salão - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta sexta-feira (13), uma comitiva de empresários, liderada pelo ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, atualmente presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Além de entregar ao governador convite para participar do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento do gênero no país, que ocorre de 28 a 30 de julho, no Anhembi, em São Paulo, os integrantes da comitiva levaram seu apoio a Sartori naquilo que for possível para ajudar o Estado a solucionar a difícil situação econômica.

Turra destacou a cotação de produtos brasileiras no mercado externo e a boa fase pela qual passam a avicultura e a suinocultura gaúchas. Sobre a proteína animal, observou que o desafio dos produtores brasileiros é investir em sanidade. Disse a Sartori que a cotação atual das mercadorias brasileiras no mercado externo é muito boa "e há muito para ser feito nesta área".

Os integrantes da comitiva foram unânimes ao ressaltar a boa fase pela qual passam seus setores. "O Rio Grande do Sul é o terceiro maior Estado produtor de proteína animal", explicou Turra. Todos destacaram também o elevado índice de empregos gerados pelas indústrias, assim como os excelentes resultados.

Por sua vez, o governador agradeceu o convite e, especialmente, o apoio de todos,  declarando que "apesar da situação do Estado, temos que fazer o que é preciso. É como estamos agindo". Citou o tempo em que foi deputado estadual e outros cargos que ocupou em sua vida pública, "onde aprendi que, ou se conversa com todo mundo ou não somos nada. Temos de ouvir para tomar decisões".

Participaram do encontro o vice-presidente da ABPA, Ricardo Santin, o diretor de Relações Governamentais da JBS, Wilson Mello Neto; o executivo da BRF Guilherme Portela; o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), Rogério Kerber, e o diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do RS, Eduardo Santos.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação