Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corede Alto Jacuí expõe demandas durante a Expodireto

Publicação:

SDECT na Expodireto
Secretário Fábio Branco (em pé à direita) disse que o desenvolvimento regional é política definida pelo governador José Ivo - Foto: Divulgação/SDECT

As demandas dos municípios abrangidos pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Alto Jacuí e as competências econômicas da região foram apresentadas nesta quarta-feira (11), na 16ª Expodireto, em Não-Me-Toque. Representantes locais conversaram com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, que esteve visitando a feira.

“O desenvolvimento descentralizado, que contemple todas as regiões, estimulando a vocação econômica de cada uma delas, é uma política de governo definida pela gestão de José Ivo Sartori”, disse Branco. Ele foi recebido pela prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, pelo presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Visoto, e por professores da Universidade de Cruz Alta.

No estande do Sebrae-RS, Branco fez a abertura das Rodadas de Negócios e afirmou que "estimular a atividade comercial entre as pequenas empresas é fortalecer o Estado, com a geração de renda e emprego". Na área Internacional, iniciou tratativas para uma parceria com a Agritechnica 2015, na Alemanha.

Nesta semana, os representantes da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Christiano Ambros e Leonardo Neves, apresentaram o Estado na Expodireto a mais de 20 diplomatas que visitaram a feira e buscar negócios. A AGDI é o braço executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

A equipe detalhou a economia gaúcha, especialmente para representantes da África e América Central, com o objetivo de atrair investimentos e promover comercialmente as empresas locais. "É importante estarmos onde os negócios acontecem. A delegação do Panamá, por exemplo, solicitou uma lista de fabricantes de implementos agrícolas", disse Ambros. Nesta quinta- feira (12), os técnicos da AGDI vão se reunir com outra delegação internacional, de mais de 20 cônsules honorários.

Texto: Karen Viscardi/SDECT

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

 

  

Portal do Estado do Rio Grande do Sul