Ospa recebe maestro suíço e cantora paulista

Ospa recebe maestro suíço e cantora paulista
Repertório é inspirado nas artes plásticas e na literatura - Foto: Divulgação/ Secretaria da Cultura

Após abrir a Temporada 2015 com concerto em Pelotas e Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta pela Série Theatro São Pedro. Na terça-feira (17), às 20h30min, a Ospa volta ao palco do histórico teatro sob a regência do maestro suíço Rodolfo Fischer para interpretar repertório inspirado nas artes plásticas e na literatura. A solista convidada é a mezzo-soprano paulista Denise de Freitas, que tem se firmado como um dos maiores nomes do  canto lírico das últimas décadas no Brasil. Os ingressos custam entre R$ 10 e 40, e já estão à venda na bilheteria do São Pedro.

Nesse concerto, a orquestra insere pela primeira vez em seu programa duas obras: "A Ilha dos Mortos", do russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943), e "As Noites de Verão", do francês Hector Berlioz (1803-1869). A primeira é um poema sinfônico escrito em 1909 que toma como inspiração o quadro homônimo do pintor suíço Arnold Böcklin. A segunda, iniciada em 1840 e concluída em 1856, consiste em conjunto de músicas para textos do escritor francês Théophile Gautier. Outra obra que tem as artes plásticas como tema fecha o programa: "Quadros de uma Exposição". A peça, escrita por Modest Mussorgsky (1839-1881) em 1874 como suíte para piano, homenageia o pintor Viktor Hartmann propondo um passeio por uma mostra de seus quadros. Maurice Ravel (1875-1937) orquestrou o trabalho em 1922.

Denise de Freitas, que foi considerada por Arthur Nestrovski como "uma das maiores cantoras e maiores artistas do Brasil", fará a sua participação cantando a obra de Berlioz. Ela já se apresentou em importantes palcos, como nos teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro e no Festival Amazonas de Ópera, e já foi regida por nomes como Karabtchevsky, Malheiro e Neschling.

Já o maestro Rodolfo Fischer tem no currículo participações como regente convidado em concertos de orquestras como as filarmônicas de Copenhague, de Auckland, de Dortmund, do Rio de Janeiro e de Buenos Aires; e as sinfônicas de São Paulo, de Basler, de Luzern e do Principado de Asturias. Nascido em uma família chilena, conduziu concertos de grande parte das orquestras profissionais do Chile. Essa é a primeira vez que os convidados apresentam-se com a Ospa.

O evento prestará homenagem ao aniversário de 80 anos do maestro Túlio Belardi, argentino naturalizado brasileiro que atuou junto à Sinfônica de Porto Alegre de 1970 a 2005.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 3222-7387.

Denise de Freitas (mezzo-soprano)

Com voz de grande extensão e timbre escuro, Denise de Freitas tem conquistado o público e a crítica com suas atuações no drama e na comédia. Em 2012, brilhou em “O Crepúsculo dos Deuses”, no Theatro Municipal de São Paulo. Recebeu o Prêmio Carlos Gomes em 2004, 2009 e 2011 por suas interpretações em “A Valquíria”, “L’enfant et les sortilèges”, “Nabucco”, “Les Dialogues des Carmélites”, “Samson et Dalila” e “Ariadne auf Naxos”. Recentemente apresentou uma série de concertos com a ópera “Yerma”, de Villa-Lobos, em Berlim, Paris e Lisboa. Em 2003 recebeu o prêmio APCA por seu CD com composições de Osvaldo Lacerda. Teve como orientadora a cantora Lenice Prioli. Aperfeiçoou-se com Catherine Green e Patricia McCaffrey, em Nova Iorque, e com Sylvia Sass, na França.

Rodolfo Fischer (regente)

Nascido na Suíça em uma família chilena, Rodolfo Fischer começou sua carreira como pianista e depois se direcionou para a regência. Estudou na Faculdade de Artes da Universidade do Chile e se aperfeiçoou nos Estados Unidos, onde obteve diploma pelo Curtis Institute of Music. Conduziu turnês da companhia San Francisco Opera entre 1993 e 1995. Em seguida, no Chile, foi nomeado maestro residente do Teatro Municipal de Santiago – posição que ocupou até 2003. Tem se apresentado com grande parte das orquestras profissionais desse país, e com orquestras como as filarmônicas de Copenhague, de Auckland, de Dortmund, do Rio de Janeiro e de Buenos Aires; e as sinfônicas de São Paulo, de Basler, de Luzern, do Principado de Asturias e da Petrobras. Atualmente reside na Suíça, onde leciona regência, desde 2008, no Musik-Akademie Basel.

Sergei Rachmaninoff – A Ilha dos Mortos
Hector Berlioz – As Noites de Verão
M. Mussorgsky / M. Ravel – Quadros de Uma Exposição

Regente: Rodolfo Fischer