Montadora Yunlihong passa a ter relação direta com governo gaúcho

Montadora Yunlihong
Representantes da montadora de caminhões e da prefeitura de Camaquã estiveram na Sala do Investidor para iniciar a viabilização - Foto: Karen Viscardi/SDECT

Representantes da montadora de caminhões Yunlihong Brasil e da prefeitura de Camaquã estiveram nesta terça-feira (10) na Sala do Investidor para iniciar uma nova etapa de relação com o Estado e viabilizar o investimento da empresa na cidade da região Centro Sul.

Por determinação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Fábio Branco, a equipe técnica da Sala do Investidor atendeu os empresários e informou, entre outros temas, sobre os trâmites de licença ambiental, visto para chineses entrarem no Brasil, procedimentos de importação e linhas de financiamento. "Nosso objetivo é facilitar os investimentos que nos permitam voltar a crescer de forma a garantir sustentabilidade ao desenvolvimento econômico, com melhorias sociais e respeito ao ambiente”, afirma Branco.

De acordo com o diretor da Yunlihong, Xiang Bailin, o contato com a Secretaria foi fundamental para esclarecer dúvidas da companhia. “A empresa está concentrando esforços para que o empreendimento aconteça”, destaca o executivo. Além disso, a Yunlihong Brasil, ligada ao grupo Shiyan Yunlihong Motors, está apresentando o Brasil e, em especial o Rio Grande do Sul, para potenciais parceiros investidores.

“A abertura de um canal direto com o Governo do Estado vai nos auxiliar em questões pontuais e será fundamental para o sucesso do projeto”, observa a secretária de Desenvolvimento Municipal da Indústria, Comércio e Serviços de Camaquã, Maristela Miguellis Monteiro. Ela informa que o município já disponibilizou um terreno de 22 hectares pertencente ao município. Uma segunda área foi adquirida pela prefeitura para o projeto, mas ainda não foi autorizada a transferência. “O município fez tudo o que poderia fazer e, com essa parceria do Estado, só depende do empreendedor”, relata Maristela.

Texto: Karen Viscardi
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação