Encontro debate Segurança Pública na região de Passo Fundo

segurança Passo Fundo
Encontro debateu a apresentação das novas diretrizes da pasta e a busca de alternativas para a melhoria dos serviços prestados - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Os diretores dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública (SSP) reuniram-se, na segunda-feira (9) em Passo Fundo para um debate, junto aos gestores regionais da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Instituto Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), do atual cenário da segurança pública na região. O encontro, coordenado pelo secretário Wantuir Jacini, ocorreu na prefeitura do município e teve com pauta a apresentação das novas diretrizes da pasta e a busca de alternativas para a melhoria dos serviços prestados.

De acordo com o secretário, as reuniões visam a padronizar as atividades das vinculadas, promovendo a unidade das ações sem deixar de respeitar características únicas de cada região do Estado. "Após termos identificados onde o crime ocorre e como é a sua dinâmica, estamos ampliando o debate, visitando os municípios polo e dando as diretrizes àqueles incumbidos de gerir os trabalhos em nível regional", disse.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, reiterou a posição de que o município é parceiro para garantir apoio estrutural à Brigada Militar. "Garantimos ao secretário a nossa intenção em estabelecer convênios que permitam a alocação de recursos para manutenção do efetivo, compra de viaturas e para a construção de uma nova sede para o Batalhão de Operações Especiais (BOE)".

Estiveram presentes o chefe da PC, delegado Guilherme Wondracek; o subcomandante da BM, coronel Paulo Moacyr Stocker; o diretor-geral do IGP, Cleber Muller, a superintendente da Susepe, Ane Stock, o comandante do CRPO Planalto, coronel Reginaldo Petersen; e o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), Mário Pelz.

Presídio regional na pauta da reunião

Pela manhã, Jacini visitou o Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF). A estrutura possui hoje 466 detentos, nos regimes aberto e semiaberto. Acompanhado da superintendente Marli Ane Stock, e do diretor do Dsep, Mário Pelz, o secretário inspecionou as instalações e recebeu um relatório das atividades no último ano.

Após, a comitiva foi recebida pela juíza titular da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Passo Fundo, Ana Cristina Crossi. O encontro também contou com a participação do Ministério Público (MP), Defensoria Pública (DP) e de representantes dos Conselhos Comunitários de 11 municípios. O grupo apresentou as reivindicações das comunidades referentes ao sistema penitenciário, com destaque para projetos de reestruturação do PRPF.

Jacini destacou a forte atuação das entidades, lembrando que a segurança pública é responsabilidade de todos. "A sociedade precisa deste nível de organização. O trabalho dos conselhos comunitários desta região é um exemplo de engajamento, assim como a parceria que pudemos constatar entre o Judiciário, MP e DP", finalizou.

Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação