Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo diretor-presidente da Faders toma posse

Publicação:

Roque Bakof destacou o papel da Fundação e das famílias para a emancipação e protagonismo das pessoas com deficiência
Roque Bakof destacou o papel da Fundação e das famílias para a emancipação e protagonismo das pessoas com deficiência - Foto: Adriana Pereira/Divulgação

O novo diretor-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), Roque Bakof, tomou posse, nesta segunda-feira (9), em Porto Alegre. A solenidade ocorreu no Auditório do Palácio do Ministério Público e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência.

Na abertura do evento, Bakof destacou o papel fundamental da Faders junto à sociedade gaúcha. “Temos que ultrapassar a visão de que acessibilidade e inclusão são um favor às pessoas com deficiência, e sim criar condições para que elas se expressem nas suas potencialidades. Isso sim é uma ganho para sociedade como um todo”.

Ainda, Bakof fez um chamamento às famílias para que elas incentivem as pessoas com deficiência para que possam ir em busca do protagonismo e emancipação, tanto para as atividades sociais, culturais, e espotivas, mas principalmente nas atividades profissionais.

Ao encerrar seu pronunciamento, o presidente da Faders ressaltou que a fundação exercitará plenamente seu papel de articuladora e envolverá todos os setores como conselhos, associações e entidades, pois possui um quadro de técnicos capacitados, e com eles assume este compromisso como um princípio de gestão.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), Móises Bauer, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela fundação, bem como a parceria existente com o conselho. “Nada sobre nós, sem nós”, citou, em um pedido de diálogo e de participação plena das pessoas com deficiência. "Pois gostaríamos que tudo que se refira a nós seja produzido com a nossa participação. E hoje estou muito feliz pois identifico essa forma de atuação no presidente Bakof”, concluiu o presidente do Coepede.

O secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, César Faccioli, representante do governo do Estado, explanou sobre a função da Faders. “A fundação deixou de ser um órgão de execução pontual e passou a ser um órgão de promoção, de estimulação e de articulação de políticas públicas para as pessoas com deficiências e altas habilidades”. Ainda, o secretário destacou a valorização do trabalho da Faders junto ao Estado com seu papel indutor, sempre em plena conjugação com os outros setores da sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Faders
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul