Fapergs lança edital em parceria com instituto de pesquisa oceanográfica do Canadá

Projeto, na área de ciência e tecnologia do mar, além de integrar pesquisadores brasileiros e canadenses, incentiva alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado
Projeto, na área de ciência e tecnologia do mar, além de integrar pesquisadores brasileiros e canadenses, incentiva alunos de - Foto: Iore/Divulgação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançou nesta segunda-feira (9), em parceria com o Institute for Ocean Research Enterprise (Iore), da província canadense de Nova Escócia, um edital para o desenvolvimento de pesquisas, intercâmbio e qualificação de estudantes de pós-graduação na área de ciência e tecnologia do mar. A Fapergs e o Iore vão investir, respectivamente, R$ 360 mil e 150 mil dólares canadenses (cerca de R$ 370 mil), em até seis projetos de colaboração internacional.

O edital envolve setores como oceanografia física e química, biologia marinha, geologia e geofísica marinha, ciências interdisciplinares do mar, (bio) tecnologia marinha e aquacultura marinha (que estuda o tratamento dos lagos, rios e fauna e flora aquática). Além de integrar pesquisadores brasileiros e canadenses, o projeto incentiva a participação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

No Brasil, os trabalhos terão orçamento de até R$ 30 mil anual e R$ 60 mil no total. Na Nova Escócia, o valor é de 12,5 mil dólares canadenses (mais de R$ 30 mil) por ano e 25 mil dólares canadenses (mais de R$ 61 mil) no total. O dinheiro é para custeio de diárias, passagens aéreas, materiais permanentes e serviços terceirizados dos canadenses.

Inscrições
Para se inscrever, o proponente deve acessar o edital disponível no site www.fapergs.rs.gov.br, clicando no menu Formas de Apoio/Editais/Abertos. As propostas serão submetidas em língua portuguesa e inglesa até o dia 24 de abril. A divulgação final dos resultados sai em 6 de julho. Outras informações sobre o processo estão no www.iore.ca.

Nova Escócia
Localizada no leste do Canadá, Nova Escócia é uma das dez províncias do país, com população de mais de 900 mil pessoas e área total de 55.284 km². Por estar à beira do oceano Atlântico, é referência internacional no estudo oceanográfico. Sua economia é baseada principalmente na pesca, turismo e prestação de serviços financeiros. A capital é Halifax, maior centro populacional do leste canadense e uma das quatro cidades com a melhor qualidade de vida no país.

Texto: Gonçalo Valduga/Fapergs
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação