Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Segurança Pública comemora Dia da Mulher com prevenção à violência

Publicação:

Prevenção à violência contra a mulher
Patrulha Maria da Penha fez parte das atividades, orientando sobre importância da mobilização contra a subjugação feminina - Foto: Divulgação/SSP

As mulheres que passaram pelo Parque da Redenção neste domingo (8) foram recebidas com música e apresentação de ações preventivas de combate à violência. No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Segurança Pública   participou das homenagens e integrou-se ao lançamento da campanha “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, que teve programação organizada pelo Poder Judiciário, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais, secretarias de Estado e demais órgãos estaduais e do município de Porto Alegre. O secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, prestigiou o evento.

Representando a Brigada Militar, a Patrulha Maria da Penha alertou para a importância de a sociedade se mobilizar pelo fim da violência contra a mulher - e não apenas em datas comemorativas. "Quando se pega os dados da Segurança Pública e se percebe que já se conseguiu uma redução significativa dos crimes, eu vejo que estamos no caminho certo", disse a tenente-coronel Najara da Silva, coordenadora estadual da Patrulha.

Pela Polícia Civil, foi instalada uma unidade móvel da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. A delegada Rosane de Oliveira explicou que o enfrentamento feito pelo órgão aposta na prevenção à subjugação das mulheres. "Fazemos um trabalho muito grande de conscientização das mulheres, do seu empoderamento e do seu direito a uma vida digna e saudável", enfatizou.

Já a superintendente dos Serviços Penitenciários, Ane Stock, falou do trabalho em torno do encarceramento feminino desenvolvido em conjunto com o Departamento de Direitos Humanos da Secretaria da Segurança Pública. Com relação aos agressores detidos, ela disse que, tão logo seja identificada a soltura deles, a Susepe informa a Patrulha Maria da Penha, que faz o acompanhamento desses casos.

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) desenvolve ações integradas à Patrulha Maria da Penha e às Delegacias de Amparo à Mulher. Na Sala Lilás, oferece um atendimento mais humanizado às vítimas, em ambiente acolhedor e privativo. O serviço foi divulgado em material distribuído na Redenção. Também foi entregue ao público material informativo do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/RS).

Texto: Assessoria de Comunicação/SSP

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul