Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confirmada a construção da Subestação Candelária 2

Publicação:

Anúncio sobre obra que vai melhorar o abastecimento na Região Central foi feito em reunião com dirigentes da Nova Palma Energia e as direções da CEEE e AES Sul
Anúncio sobre obra que vai melhorar o abastecimento na Região Central foi feito em reunião com dirigentes da Nova Palma Energia - Foto: Divulgação

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, confirmou que será retomado o projeto de construção da Subestação Candelária 2, na Região Central. A informação foi divulgada durante reunião com dirigentes da Nova Palma Energia e as direções da CEEE e AES Sul, nesta sexta-feira (6). "Estamos correndo contra o tempo perdido para executar esta obra, que está atrasada há pelo menos um ano e meio. Ela é primordial para o reforço no abastecimento de várias regiões do Centro do Estado”, afirmou o secretário.

O presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, informou que o empreendimento foi incluído no grupo de obras prioritárias, que são: Subestação Viamão 3 (interligará ao sistema o Parque Eólico Força dos Ventos), Subestação Restinga Sul (Porto Alegre), Subestação Jardim Botânico (Porto Alegre) e a Subestação Candelária 2. São obras de reforço na transmissão de energia elétrica que serão realizadas pelo consórcio TESB, no qual a CEEE tem participação.

A presidente da Nova Palma Energia, Mariza Stivanin Bozzetto, manifestou sua satisfação com a notícia. "Há uma grande preocupação quanto ao suprimento de energia elétrica na nossa área de concessão. A Nova Palma Energia tem compromisso com o desenvolvimento social e foi a responsável por impulsionar o progresso e a emancipação dos municípios que atende. Contamos com o apoio da Secretaria de Minas e Energia para que possamos continuar proporcionando as condições adequadas para o desenvolvimento de milhares de pessoas que residem na Região Centro do Estado", disse.

Crescimento de carga - O planejamento setorial da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estabelece as necessidades de investimento para fazer frente ao crescimento de carga do setor elétrico. Especificamente para a Região Central do RS foi prevista, entre outras, a construção da Subestação Candelária 2 (pela Tesb) que, em conjunto com a Linha de 69 kV interligando Candelária 2 e a Subestação Agudo (ambas da AES Sul), iria suprir as necessidades de crescimento de carga, entre elas, da área de atuação da Nova Palma Energia. Essas obras foram contratadas e a previsão de entrada em operação era para ser em 27 de julho de 2013.

Em setembro de 2014, a Nova Palma Energia solicitou aumento de carga para atender ao crescimento vegetativo em sua área de concessão. No entanto, o aumento de carga foi negado pela AES Sul, devido ao atraso na obra e o fato de que o sistema atual está com a sua capacidade esgotada. Diante dessa situação, a Nova Palma Energia está impossibilitada de atender as solicitações de carga. A construção de uma nova subestação contribui para a melhoria do abastecimento, pois aumenta a capacidade de transformação da energia. Dessa forma, a obra, aliada às linhas de transmissão, permite que mais energia do Sistema Interligado Nacional possa suprir essa região.

Nova Palma Energia - A Nova Palma Energia possui mais de 15 mil unidades consumidoras, abrangendo uma área de concessão de 1,9 mil km², predominantemente rural, com forte ênfase na agricultura familiar, principal fonte das demandas internas do país. A sede administrativa da empresa está localizada na cidade de Faxinal do Soturno.

O sistema de distribuição é composto de mais de 23 mil estruturas, 1,7 mil transformadores de distribuição, 2 subestações e mais 1,6 mil quilômetro de cabos subdivididos em redes de distribuição primária e secundária. Atua em nove municípios da Região Central do RS: Restinga Seca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, São João do Polêsine, Silveira Martins, Dona Francisca, Ivorá, Santa Maria (distrito de Arroio do Só) e Júlio de Castilhos (3o. Distrito de São João dos Mellos).

Texto: Magali Beckmann/Secretaria de Minas e Energia
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul